Notícias

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), juntamente com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e das Doenças Metabólicas (Abeso) acabam de lançar um e-book  gratuito intitulado “O Pós-Operatório da Cirurgia Bariátrica”

O material, com cerca de 50 páginas, foi desenvolvido com o objetivo de orientar os pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica, seja no pós-operatório recente ou tardio.

Para o presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, a produção deste material mostra a importância do alinhamento entre médicos que atuam no tratamento da obesidade, nas áreas clínicas e cirúrgicas. “A obesidade é uma doença multifatorial e, justamente por isso, requer o envolvimento de diferentes especialidades. Este material possibilita a toda e qualquer pessoa o acesso a informações sobre detalhes do pós-operatório da cirurgia bariátrica de forma didática e resumida”,  diz Valezi. 

No material – disponível para download  no site da SBCBM e da Abeso – os pacientes poderão obter informações sobre a evolução da dieta, sintomas comuns após a cirurgia, a importância da suplementação, acompanhamento multidisciplinar, como prevenir a recidiva de peso, entre outras dúvidas frequentes sobre os mais diversos aspectos. 

De acordo com os autores – membros do Departamento de Cirurgia Bariátrica da Abeso, Jacqueline Rizzolli, Álvaro Albano, Denis Pajecki e Sylka Rodovalho –   o material pode ser considerado atualmente o mais completo produzido até o momento para esse público.

O cirurgião bariátrico, Dênis Pajeck lembra que há dois anos as entidades produziram o um primeiro ebook para orientações para pacientes que estavam se preparando para a cirurgia bariátrica. “A aceitação foi maravilhosa. Agora, a ideia foi fazer um segundo ebook para pessoas que já operaram possam ter informações relevantes,  rapidamente no celular, sobre o que fazer e o que procurar em caso de dúvidas, mantendo sempre a adesão ao tratamento”, explica Pajeck.

Com o e-book o leitor irá entender como deve ser avaliada a evolução do peso após o procedimento, os exames periódicos e quais doenças associadas à obesidade podem melhorar ou até mesmo desaparecer. 

A endocrinologista Sylka Rodovalho acredita que a publicação é fundamental para que os médicos  e Sociedades Médicas possam atingir um número maior de pacientes no pós-operatório.  “Sabendo que a obesidade é uma doença crônica e necessita de tratamento a longo prazo, é extremamente necessário orientar os pacientes para que eles entendam a longevidade do tratamento. A  cirurgia é uma opção, mas deve vir acompanhada de uma equipe disciplinar acompanhando, seja  o cirurgião, o clínico e outras especialidades”, reforça Sylca.

No material também é informado ao paciente a importância de ter em mãos a carteirinha do paciente bariátrico, obtida após o  download do aplicativo Barilife, disponível nas lojas virtuais e que traz todas as informações necessárias em caso de urgências, emergências e incluem o nome do cirurgião que operou o paciente, o local da cirurgia, técnica cirúrgica e outras.

“Este ebook é o resultado da união de duas sociedades na construção de informação de boa qualidade para os pacientes sob a visão do endocrinologista, do cirurgião e das especialidades associadas”, afirmou o cirurgião bariátrico, Álvaro Albano, diretor científico da SBCBM . Ele também reforça que o tratamento da obesidade não depende apenas do processo cirúrgico, mas da mudança comportamental e para isso é importante ter em mente cada etapa. 

Capítulos 

Dividido em capítulos que trazem as principais dúvidas dos pacientes, eles poderão compreender os sintomas digestivos e outros tipos de mal-estar que podem surgir, o que pode estar por trás deles e o que deve ser feito em cada caso. Há até mesmo capítulos dedicados a métodos anticoncepcionais para mulheres operadas, aos cuidados durante a gravidez e no período de amamentação, à vida sexual e muito mais.

“Abordamos tudo que é importante para um paciente que faz a bariátrica – lembrando que o material jamais substitui o contato com médico/paciente. Respondemos perguntas simples, mas importantes para auxiliar na busca pelo atendimento com os profissionais envolvidos”, finaliza a endocrinologista da Abeso, Jacqueline Rizzolli.

Para baixar o ebook completo basta acessar este link.

To top