SBCBM certifica 60 profissionais e acredita os 5 primeiros hospitais do país em cirurgia bariátrica - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. SBCBM certifica 60 profissionais...

SBCBM certifica 60 profissionais e acredita os 5 primeiros hospitais do país em cirurgia bariátrica

Notícias / Notícias Destaque

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), os índices de complicação (3%) e de mortalidade (0,02% a 0,05%) em cirurgia bariátrica – que já são considerados baixos – deverão cair ainda mais no Brasil

A SBCBM promoveu, na última sexta-feira (18), em São Paulo, a entrega dos primeiros 65 certificados para profissionais e hospitais que cumpriram todas as etapas do Programa de Certificação e Acreditação em Cirurgia Bariátrica. O objetivo é aferir a qualidade do serviço oferecido por hospitais, cirurgiões e equipes multidisciplinares e aumentar a segurança do paciente que passa pela cirurgia.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, explica que a certificação e acreditação é um processo inclusivo e que só traz benefícios às entidades médicas e equipes, já que influenciarão positivamente na escolha do paciente.

“Este evento foi a coroação dos profissionais e hospitais que, comprovadamente, trabalham com qualidade na realização de cirurgias bariátricas. Este programa vai elevar os padrões dos serviços acreditados e trará ainda mais segurança para o paciente, especialmente em um momento que todos buscam segurança e melhoria da qualidade de vida”, afirma Marcos Leão.

O programa iniciou os processos há cerca de 3 meses e já conta com aproximadamente 400 profissionais da saúde e hospitais cadastrados.

Segundo o ex-presidente da SBCBM e responsável pelo projeto de Certificação e Acreditação, Dr. Luiz Vicente Berti, o programa proporciona melhora da segurança e acolhimento para os pacientes, segurança jurídica para os hospitais e comprovação do seguimento de protocolos rígidos para cirurgiões e suas equipes. “A certificação é a comprovação de que entidade e profissionais estão aptos para exercer da melhor maneira a cirurgia bariátrica e metabólica”, declara Berti.

Como obter
O Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica está sendo realizado pela WMA – World Medical Accreditation, responsável por operacionalizar o processo de solicitação, auditoria e elegibilidade de Certificação e Acreditação homologadas e reconhecidas por sociedades de diferentes especialidades médicas.

Para buscar a certificação, clique aqui e siga as instruções sobre o preenchimento do formulário de solicitação. Após esta etapa o médico ou instituição passará por processo de auditoria da WMA para posteriormente obter a chancela da Sociedade e receber o certificado.

Primeiros do Brasil

Cinco hospitais foram os primeiros do Brasil a garantirem a certificação e acreditação para realização de cirurgias bariátricas e metabólicas. São eles: o Hospital São Luíz – Rede D’Or, em São Paulo; Hospital Santo Amaro, em Salvador; Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa; Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Patos de Minas e Casa de Saúde Imaculada Conceição, também em Patos de Minas.

São Paulo (SP) – O Diretor Executivo da Regional São Paulo da Rede Dor São Luiz, Jose Jair James de Arruda Pinto, parabenizou a SBCBM pela iniciativa e pela forma com que a certificação está sendo realizada.

“A rede D’Or tem investido em infraestrutura e aprimoramento de processos, desfechos dos casos e indicadores apropriados para avaliar resultados clínicos. No momento em que vivemos uma medicina cada vez mais judicializada e também em que os pacientes tem cada vez mais acesso a informação, ter uma instituição acreditada e ter os seus profissionais certificados, faz toda diferença para a segurança do paciente e para a escolha de quem e onde será conduzido o seu tratamento. A SBCBM está de parabéns pelo seu pioneirismo e pela seriedade com que este processo vem sendo conduzido”, afirmou José Jair.

Salvador (BA) – A Coordenadora de Qualidade da Fundação José Silveira – Hospital Santo Amaro, em Salvador, Eduarda Carvalho, diz que a Certificação da SBCBM tem a vantagem de ser realizada por especialistas no processos.

“O nível de exigência é alto e o processo focado na área de atuação envolve requisitos importantes a serem cumpridos como, por exemplo, a estrutura para receber pessoas com obesidade grave, qualificação da assistência e melhores desfechos clínicos, avaliação presencial dos setores assistenciais e áreas de apoio relacionadas ao atendimento do paciente cirúrgico e elegível à cirurgia bariátrica”, informa.

Outra vantagem, segundo ela, é que no processo preparatório, o Hospital Santo Amaro conseguiu ampliar as capacitações das equipes, revisar protocolos clínicos e gerenciar resultados específicos da cirúrgica bariátricas. “Hoje somos uma instituição totalmente habilitada, de alta confiabilidade e com processos de qualidade validados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, referência nacional”, completa.

Patos de Minas (MG) – O vice-diretor e cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Imaculada Conceição de Pato de Minas (MG), Dr. Diego Carvalho Gomes, afirma que a Acreditação da SBCBM é a confirmação da qualidade do trabalho prestado aos pacientes e que fortalece a busca pelo aperfeiçoamento.

“A principal vantagem é a garantia aos nossos pacientes que o trabalho realizado está de acordo com os melhores padrões internacionais, trazendo segurança para todos. Outra vantagem é o reconhecimento de toda equipe pelo esforço e dedicação empenhadas para a melhoria da qualidade do serviço prestado”, explica Gomes.

Entre os projetos para garantir o melhor nível de Acreditação, o vice-diretor comenta que estão previstas ampliações do espaço físico do hospital, além de realização de cursos aos coordenadores de todos os setores e elaboração de protocolos para cada área relacionada a cirurgia bariátrica como cirurgiões, endocrinologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. “Estamos fazendo parceria com o Instituto Pró-Vida – CCATO, para implementarmos nosso núcleo de pesquisa do hospital e o acompanhamento multidisciplinar apos alta do paciente”, afirma o vice-diretor.

Também em Patos de Minas, o diretor administrativo do Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF), Dr. Guilherme Mendonça, comenta que a Acreditação da SBCBM é renovação do compromisso de atendimento de qualidade e excelência a seus pacientes.

“O nosso hospital sempre buscou oferecer a seus clientes o que há de mais moderno e eficaz dentro da medicina. Nosso corpo clínico e colaboradores sempre se pautou em estar atualizado e pela busca constante do aperfeiçoamento. Com a Acreditação da SBCBM, esse compromisso nosso se renova e ganha ainda mais importância, devido ao grande destaque atingido pela instituição”, explica.

O diretor destaca que a Acreditação da SBCBM trouxe ganhos para a segurança dos pacintes com o desenvolvimento do Protocolo de Cirurgia Segura, o Núcleo de Segurança do Paciente, o acompanhamento do paciente em pós-operatório em tempo real, entre outras medidas. “No fim, quem ganha são todos os pacientes de nosso hospital”, finaliza.

Confira a lista de profissionais e hospitais certificados:

Aderson Aragão Moura
Admar Concon Filho
Alan Robson Trigueiro de Sousa
Alceu Beani Júnior
Alexandre Amado Elias
Alexandre Marotta
Almino Cardoso Ramos
Alvaro Albano Oliveira Neto
Antonio Carlos Valezi
Antonio Moreira Mendes Filho
Arthur Belarmino Garrido Jr
Augusto de Almeida Júnior
Cácio Ricardo Wietzycoski
Denis Pajecki
Diogo Kfouri
Edson Antonacci Junior
Enrico Amaral
Evandro Rocha dos Reis
Fabio Almeida
Fabio Viegas
Felipe Koleski
Felipe Martin Bianco Rossi
Geisson Beck Hahn
Giuliano Chemale Cigerza
Giuliano Peixoto Campelo
Guilherme Otavio Braga Morais
Gustavo Fernandes
Ivanor Alba
João Batista Marchesini
João Caetano Marchesini
João Sucupira
Jorge Luiz de Mattos Zeve
José Américo Gomides de Sousa
Juliano Blanco Canavarros
Julio Ferreira Filho
Luciano Neto Santos
Luis Antonio Fonseca
Luis Augusto Mattar
Luiz Vicente Berti
Marçal Rossi
Marcelo Gomes Girundi
Márcio Valle Cortez
Marcos Leão Vilas Boas
Marlon Moreno da Rocha Caminha De Paula
Michel Menezes da Silva
Mohamad Walid Omairi
Nelson Santos Neto
Richard Marquardt
Rodrigo Strobel
Thiago Patta
Tiago Onzi
Tiago Szego
Vanderson de Oliveira Lemos
Vinicius Reis
Vitor Pires
Wilson R de Freitas Junior
Fernanda Mattos
Patricia Queiroz
Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima
Casa de Saude Imaculada Conceição Ltda
Hospital Alberto Urquiza Wanderley
Hospital Rede D’or São Luiz Itaim
Hospital Santo Amaro

Confira a galeria de imagens do SBCBM Certifica 2020

(Aguarde o carregamento)

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar