O XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, em João Pessoa, na Paraíba, deverá reunir mais de dois mil profissionais que atuam no tratamento da obesidade grave, entre cirurgiões bariátricos e equipes multidisciplinares.
O presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, explica que o congresso tem como objetivo principal a atualização científica, reunindo profissionais de destaque na área da cirurgia bariátrica, e promover discussões que aliem a experiência à medicina baseada em evidências.
“Teremos convidados internacionais e especialistas de todo o país para abordar os mais variados temas relacionados ao avanço da cirurgia bariátrica no Brasil. Sempre com o objetivo principal de oferecer o melhor tratamento para o nosso paciente”, afirma o presidente da SBCBM.
Programação
O tema central do Congresso será “Cirurgia Bariátrica: Segurança e Eficiência”, que reflete a preocupação constante da SBCBM em garantir o melhor cuidado no preparo ao paciente cirúrgico, maior padronização e segurança nos procedimentos e, sobretudo, aprimorar os resultados para aqueles que buscam soluções para a obesidade e condições metabólicas associadas.
“Neste contexto, pretendemos abordar não apenas as inovações técnicas, mas também as melhores práticas e os aspectos multidisciplinares que permeiam a cirurgia bariátrica”, explica o presidente da Comissão Científica, dr Álvaro Albano.
A programação completa, que pode ser conferida no site, inclui palestras, mesas redondas,
temas livres, apresentação de trabalhos , simpósios satélites com mais de 347 convidados – entre palestrantes, mediadores e debatedores nacionais e internacionais e 205 aulas e cursos.
Organização local
O presidente da Comissão organizadora local do Congresso, o cirurgião bariátrico, Augusto Almeida Júnior, reforça que durante o ano de 2024 a SBCBM preparou tudo para receber os congressistas em João Pessoa.
“Desde a escolha do Centro de Convenções, da rede hoteleira, espaço para evento social, tudo foi pensado para receber os nossos congressistas da melhor forma possível. Além disso, a Paraíba é um estado acolhedor, com suas praias, belezas naturais e gastronomia diferenciada, o que tornará este congresso marcante”, menciona Dr Augusto.