Notícias

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) acaba de lançar as diretrizes sobre “Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica – Avaliação de pacientes portadores de obesidade e síndrome metabólica”. O Guideline da SBCBM foi desenvolvido por Leonardo Halamy Pereira, Thais Guaraná, Álvaro Albano de Oliveira Neto, Cristiane A. Villela-Nogueira, Antonio Carlos Valezi e Fernando Barros.

“A Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica (MASLD) é a doença hepática crônica mais prevalente no mundo e foi recentemente renomeada para enfatizar seu componente metabólico. Este artigo busca preencher a lacuna de diretrizes específicas para pacientes portadores de obesidade submetidos à cirurgia bariátrica com MASLD”, informa o documento.

De acordo com o presidente da SBCBM, Antonio Carlos Valezi, as diretrizes estão em fase de pré-publicação nos arquivos brasileiros de cirurgia digestiva e poderão ser acessados online.

Já um dos autores do estudo, o cirurgião carioca, Fernando Barros, a esteatose é uma doença muito conhecida e o Guia auxiliará no diagnóstico e tratamento da doença antes da cirurgia bariátrica. “As diretrizes atendem os cirurgiões bariátricos de todo o Brasil, que que têm muitos ou poucos recursos”, afirma Fernando Barros.

Confira abaixo:

To top