
Em assembleia extraordinária realizada na noite desta quarta-feira (10/08), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) elegeu e instalou o Capítulo Estadual Piauí para o biênio 2023/2024. Este é o 22º Capítulo da SBCBM.
A chapa única eleita é composta por:
- GUSTAVO SANTOS DE SOUSA – Presidente
- ANTÔNIO MOREIRA MENDES FILHO – Vice Presidente
- ADERSON ARAGÃO MOURA – 1º Secretario
- MAURICIO AGUIAR REIS – 2º secretario
- DANIEL MOURA PARENTE – 1º Tesoureiro
- MÁRIO HERMAN SANTOS MOURA PEDREIRA TAVARES – 2º Tesoureiro
Participaram da assembleia extraordinária, além dos membros do Piauí, o presidente nacional da SBCBM, Antônio Carlos Valezi; e o vice-presidente Executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti.
O presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, parabenizou os integrantes do Capítulo do Piauí pelo empenho e esforços pela adesão dos cirurgiões do estado a se tornarem membros associados e titulares da entidade.
“Eu sei sobre as dificuldades, sobre o regramento para tornar uma delegacia em Capítulo, esforços para que cirurgiões se tornem membros títulares. Eu parabenizo e dou boas-vindas ao Capítulo em nome da Sociedade”, comemora Valezi.
O vice-presidente Executivo, Luiz Vicente Berti, também celebrou a iniciativa. “Tenho certeza que o Capítulo Piauí irá produzir muito para a Sociedade, tanto em eventos quanto culturalmente. Daqui para frente é agregar”, comenta.
Mutirão de cirurgias marca a instalação do Capítulo Piauí
Segundo o presidente do Capítulo Piauí, Gustavo Santos de Sousa, o estado possui dos hospitais públicos que fazem cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí em que foram realizadas 10 cirurgias bariátricas durante o mutirão realizado na primeira semana de agosto.
“Apesar de pouco tempo do serviço, já existe uma fila relativamente longa, se eu não me engano a fila já estava com 35, 37 pacientes. E nós fizemos, neste fim de semana, um mutirão de 10 cirurgias bariátricas. Nenhuma cirurgia foi suspensa, não teve nenhuma intercorrência, foi um sucesso”, conta o cirurgião.
Segundo o presidente do Capítulo, o serviço irá organizar nas próximas semanas um novo mutirão para a realização de outras 10 cirurgias em setembro. Há, também, a perspectiva do credenciamento do serviço ao Ministério da Saúde, o que irá proporcionar a realização de mais cirurgias. Além de Gustavo, participaram das cirurgias bariátricas do mutirão os cirurgiões Maurício Reis, Luiz Carlos e Marlon Moreno.