A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e a Novo Nordisk promoveram nesta terça-feira (6) mais uma edição do Baritalk, com o tema “Obesidade tem cura?”

O evento aconteceu online e contou com a participação e palestra de Dr. Licio Augusto Velloso, professor titular de Clínica Médica da Unicamp e Diretor do Obesity and Comorbidities Research Center (OCRC); Dr. João Caetano Marchesini, ex-presidente da SBCBM e membro do Board Executivo da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO); e moderação de Dr. Luiz Vicente Berti, ex-presidente da SBCBM, atual vice-presidente Executivo da SBCBM e professor convidado do Serviço de Cirurgia do Estômago e Obesidade Mórbida da Santa Casa de São Paulo.

Em sua aula, Dr. Licio Augusto Velloso destacou a refratariedade da obesidade e como isso vem abrindo perspectivas para mudança no padrão terapeutico clínico, inclusive no pós-operatório de cirurgia bariátrica.

“O hipotálamo, o tecido adiposo marrom e a microbiota intestinal são alvos importantes para a terapêutica da obesidade e avanços no desenvolvimento farmacológico. […] Esses três órgãos surgem como foco de ação e atenção em pesquisas para potenciais alvos terapêuticos e com certeza veremos isso nos próximos anos”, destaca o pesquisador.

Na segunda palestra, Dr. João Caetano Marchesini destacou que o reganho de peso é uma complicação mais comum no médio e longo prazo, que ocorre após a perda máxima de peso e que não há nenhum conceito mundial que trate especificamente sobre a recidiva da obesidade e a perda insuficiente de peso após a cirurgia bariátrica.

“Na nossa experiência, acredito que devemos como cirurgiões bariátricos, alertar nossos colegas clínicos que existe solução para a recidiva da obesidade e que a cirurgia ainda está lá e existe potencial para ajudar os pacientes a perder peso novamente”, comenta Marchesini.

Com participação de perguntas dos espectadores, o Dr. Luiz Vicente Berti conduziu o debate após as aulas e ajudou a esclarecer dúvidas. “Eu gostaria de agradecer a Novo Nordisk pelo honroso convite de estar junto de Licio e Caetano. Tenho certeza que gostaríamos de ficar mais horas, mas em breve teremos um novo encontro”, diz Berti.

Assista ao Baritalk na íntegra:

To top