A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) externa aos seus associados e à população em geral, o seu pesar pelo falecimento do Professor Thomaz Rodrigues Porto da Cruz na manhã desta quarta feira (14), em Salvador-BA. Dr. Thomaz foi professor do departamento de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). O querido Dr. Thomaz foi e sempre será um ícone e grande referência para todos os endocrinologistas e cirurgiões bariátricos do país, e em especial da Bahia, estado que o adotou.
“Uma grande perda para a medicina brasileira e para todos os que tiveram o privilégio de ouvir e aprender com esse grande mestre. Neste momento, expressamos as nossas condolências aos seus familiares. Dr. Thomaz sempre teve um olhar especial e uma palavra serena e sensata para a cirurgia bariátrica e metabólica.”, disse o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas.
TRAJETÓRIA – Nascido em Sergipe e formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, Thomaz foi professor universitário entre 1970 e 2010, além de ter sido um dos donos do laboratório Leme. Ele também foi presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional da Bahia (SBEM Bahia).
Participou de um Treinamento pós-graduado em Endocrinologia no New York Hospital, da Cornell University Medical College, entre 1967 e 1969, após um ano de medicina interna (1966). Recebeu o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia (TEEM) em 1972.
Foi professor universitário entre 1970 e 2010, aposentado como livre docente. Atuou como coordenador da Residência Médica (7 anos), Chefe do Departamento de Medicina (4 anos), Coordenador da Endocrinologia (11 anos).
Elaborou teses sobre acromegalia (1972), hipercalcemia (1985) e tireopatia pós-parto (2002). Presidiu dois Congressos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (1976 e 1996) e dois Congressos Brasileiros de Diabetes (1976 e 1987).