A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) acaba de firmar um acordo de colaboração científica para atuação conjunta de caráter acadêmico, formação profissional e desenvolvimento científico com a Sociedad Argentina de Cirurgía de la Obesidad, Enfermedad Metabólica Y Otras Relacionadas con la Obesidad (SACO). Para os associados, o acordo permitirá o acesso de cursos, conferências e publicações científicas, além de congressos com custo diferenciado e treinamentos científicos organizados pela outra entidade.
O acordo firmado entre as entidades está pautado pelo:
- Desenvolvimento e disseminação da formação profissional entre as duas instituições.
- Desenvolvimento do ensino superior e pesquisa científica e tecnológica.
- Estabelecer e compartilhar o treinamento em cirurgia bariátrica e metabólica de seus membros através de diretrizes previamente aprovadas por ambos.
Para cumprir estes objetivos, a SBCBM e a SACO comprometem-se a planejar programas de ação conjuntos, especialmente aqueles relacionados às seguintes áreas prioritárias:
- a) Possibilidade de acessar os anúncios de cursos, conferências, congressos anunciados em seu site, bem como publicações científicas relacionadas
- b) Participar de cursos on-line organizados por qualquer uma das duas empresas por meio de um código de acesso que será concedido pela entidade mãe.
- c) No caso de bolsas de estudo, programas fellowship ou outras atividades relacionadas ao treinamento científico organizado por uma ou outra Sociedade, seus parceiros membros poderão ter acesso da mesma maneira.
- d) Custo diferenciado na inscrição dos cursos ou congressos que eles organizam.
- e) Participação de 2 representantes de uma ou outra sociedade nos Congressos Nacionais, que eles organizam, cobrindo a Sociedade anfitriã, hospedagem, registro e programa social, mas não o transporte aéreo.
Segundo o presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão Vilas Bôas, a parceria vai construir uma aproximação ainda maior entre as sociedades e seus profissionais.
“Esse é um marco importante na colaboração científica entre a comunidade brasileira e argentina no que diz respeito a cirurgia bariátrica e metabólica na América Latina”.
Para o presidente da SACO, Dr. Felipe Eduardo Fiolo, o objetivo perseguido é a melhoria contínua de nossa atividade e a busca pela excelência, através da possibilidade de proporcionar aos parceiros acessibilidade a meios de treinamento educação, incluindo a possibilidade de participação institucional em trabalhos de pesquisa entre as duas instituições comprometidas.
“Consideramos que esses acordos estabelecem mecanismos para o intercâmbio de informações como manifestação da colaboração internacional em questões de interesse comum, sem dúvida com maior valor do que poderiam ter sido encontrados por meio de ações independentes. Outro aspecto que esses acordos podem adotar é conhecer políticas institucionais, não apenas sobre aspectos acadêmicos, mas também sobre políticas de funcionamento interno e com os organismos externos encarregados de seu trabalho, exemplo de legislação sobre obesidade e doenças metabólicas, forma de remuneração, organismos acreditação e qualificação para a prática”, diz Fiolo.