A Rádio BandNews FM divulgou ontem (18 de fevereiro) a notícia que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está mantendo a recomendação de não incorporar a cirurgia metabólica no rol de procedimentos obrigatórios para cobertura pelos planos de saúde.
Em novembro, a ANS abriu uma Consulta Pública para ouvir a sociedade civil sobre os pareceres técnicos de atualização do rol. A cirurgia metabólica foi o procedimento cirúrgico que mais recebeu contribuições. Das 1552 contribuições, 99% eram favoráveis a incorporação, de acordo com levantamento feito com os dados disponibilizados pela ANS.
Apenas 18 contribuições concordaram com a decisão preliminar da ANS em não incorporar o procedimento ao rol. Destas, 14 contribuições foram feitas por planos de saúde.
O parecer emitido no dia 10 de fevereiro, no entanto, não é definitivo, e precisa ser votado pelos diretores da ANS, o que deverá ocorrer na próxima semana.
Lembrando que o custo de cada procedimento é de apenas 10 centavos por paciente para os planos de saúde e segundo cálculos da própria ANS custaria 18 centavos. A cirurgia metabólica é recomendada para pacientes com Diabetes Tipo 2 – que não conseguem o controle da doença com medicamentos. As consequências do Diabetes para estes pacientes podem se agravar, chegando inclusive a ocasionar problemas mais graves como cegueira, necessidade de hemodiálise e amputação de membros.
Nesta entrevista, a SBCBM fala sobre a importância do procedimento ter a cobertura dos planos de saúde, apelando a ANS por uma decisão favorável a vida das pessoas com diabetes no Brasil.