Notícias

FOTO | SBCBM

Cirurgiões participaram de um debate jurídico científico, criado para debater as técnicas de cirurgia bariátrica Bypass e Sleeve, nesta quarta-feira (25), primeiro dia do XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que acontece no Riocentro, no bairro Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O tema foi abordado no Simpósio Panther – fabricante de equipamentos cirúrgicos.

O público presente também teve a oportunidade de interagir e votar sobre a técnica mais realizada na rotina com os pacientes. Do total de participantes, 60% disseram que fazem de 80% a 100% das cirurgias com a técnica bypass e 20% do público faz entre 61% a 80% desta técnica. O sleeve é feito em uma média de 20% dos casos por 64% do público presente.

Além disso, 60% alegaram não fazer outras técnicas. Na votação sobre o tema em debate, da melhor técnica entre a gastrectomia e o sleeve levando em consideração a qualidade de vida do paciente, o bypass foi escolhido por 50% do público e a opção “ambas são boas quando bem indicadas” por 45% do público.

No final do julgamento, o juiz Dr. Marcos Leão, também ex-presidente da SBCBM, determinou que: “Não há uma cirurgia melhor do que a outra, não há superior. Ela deve ser avaliada em cada caso e indicada adequadamente para cada paciente”.

O julgamento

O ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Fábio Viegas defendeu, como advogado, a gastrectomia vertical (Sleeve) e o ex-presidente da SBCBM, coordenador do Serviço de Obesidade e Diabetes do Hospital Oswaldo Cruz e presidente eleito da IFSO cirurgião e pesquisador Ricardo Cohen, defendeu o bypass.

Eles contaram com a possibilidade de questionar onze testemunhas sobre as vantagens e desvantagens da técnica durante o julgamento.

Para o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Fábio Viegas, existem técnicas adequadas para o paciente e não existe uma melhor do que a outra. “Precisamos defender que a gastronomia vertical também é uma boa técnica, que vem crescendo e sendo realizada cada vez mais”.

No final, o júri técnico foi questionado sobre qual a melhor técnica para o tratamento da obesidade e as respostas se dividiram entre ‘Bypass’ e ‘ambas’, de acordo com a indicação.

O objetivo deste debate é orientar o jovem cirurgião sobre as indicações corretas de cada uma das técnicas conforme as necessidades do paciente atendido.

FOTO | SBCBM

AS TÉCNICAS

Bypass: é a técnica mais praticada no Brasil e corresponde a 75% das cirurgias realizadas. O procedimento é considerado misto, com a redução do estômago e também desvio intestinal.

Gastrectomia (Sleeve): é uma cirurgia restritiva e metabólica realizada há mais de 20 anos, na qual o estômago é transformado em um tubo.

O EVENTO

O XXIII Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é o maior da área em toda a América Latina e acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

São cerca de 2 mil cirurgiões reunidos, sendo 303 palestrantes, destes, 16 são internacionais.

To top