
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu no dia 27 de julho, durante a programação do 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia, em Florianópolis, um Simpósio sobre a cirurgia bariátrica e metabólica.
Entre os temas abordados nesta oportunidade, a SBCBM apresentou os benefícios dos cirurgiões se tornarem membros da entidade; o programa Advanced Bariatric Life Support (ABLS), que visa apresentar as especificidades das técnicas cirúrgicas para médicos emergencistas; além de outras palestras educativas.
O presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, agradeceu a oportunidade de estar presente como entidade junto ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e de conversar com novos públicos.
“Essa integração entre entidades é muito importante. Pudemos transmitir alguns conhecimentos, principalmente para um público mais jovem, de residentes e estudantes. Inclusive, eu apresentei a sociedade para eles, disse que residentes e estudantes podem ser associados, falamos dos benefícios e das vantagens com a sala lotada”, explica o presidente.
Para Valezi, isso mostra que a cirurgia bariátrica e metabólica, não somente naqueles que se dedicam a essa especialidade, tem apelo muito grande também entre aqueles cirurgiões que estão ainda em formação.
Documento trisocietário sobre cirurgias emergentes
Essa integração entre a SBCBM, o CBC e o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) culminou no documento trisocietário sobre cirurgias bariátricas emergentes.
O material já foi publicado e será utilizado pela Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicina (CFM) como base para uma futura atualização da Resolução CFM nº 2.131/15, que reconhece os procedimentos cirúrgicos autorizados no país.
“Esse documento é importante pois estão surgindo técnicas de cirurgia bariátrica que ainda não são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina. Esse documento foi feito por cirurgiões das três sociedades e vai servir de parâmetro para uma reavaliação dessas diretrizes por parte da Câmara Técnica do CFM”, explica Valezi.