Foto | Daniel Herz
A SBCBM promoveu neste ano a segunda edição do Curso Endoscopic Bariatric Life Support (EBLS). O curso tem o objetivo de fornecer, baseado nos melhores níveis de evidência, a rotina organizada de condutas para endoscopistas, para cada tipo de complicação ou urgência. Ao todo, 150 profissionais participaram das aulas.
O curso abordou temas como anatomia das cirurgias bariátricas; aspectos clínicos do atendimento inicial; alternativas de endoscopia para um pós-operatório recente; tratamento de estenoses e fístulas.
Foto: Daniel Herz
Para o coordenador do projeto e Diretor Científico da SBCBM, Álvaro Albano, a nova edição do curso reforça a preocupação e cuidado da SBCBM em levar informação de qualidade para endoscopistas do país.
“O curso possui uma estrutura fixa de aulas, mas neste ano nós teremos também uma aula específica durante o curso ABLS Brasil, para levar aos endoscopistas da urgência e emergência informações sobre os cuidados que a cirurgia bariátrica e metabólica exigem”, explica Albano.
Projetos para o futuro
Para os próximos anos, a expectativa da SBCBM é produzir e lançar um manual EBLS, desenvolver uma plataforma digital e utilizar a rede de contatos dos associados para capilarizar o conhecimento nos serviços de endoscopia do país.
“A meta é que o EBLS caminhe junto com o ABLS, como um manual de referência para o atendimento de pacientes bariátricos, com tudo o que médicos emergencistas e endoscopistas precisam saber para atender este público com toda a segurança e qualidade”, comenta o coordenador do projeto.
Endoscopia também é pauta de debates
Além do curso, a endoscopia na cirurgia bariátrica também foi tema de mesas-redondas e debates que abordaram temas como o balão intragástrico, balão não ajustável, balão ajustável, balão deglutível, gastroplastia endoscópica, tratamento da recidiva com plasma de argônio e endoscopia metabólica.
Nesta sessão, os especialistas debateram novos estudos e tecnologias, apresentaram técnicas autorizadas nos EUA e outras que estão em teste pelo mundo que apresentam boas perspectivas para o controle de peso, glicemia glicada e outras comorbidades aliadas ou não às técnicas de cirurgia bariátrica.