Notícias Notícias Destaque

Evento contou com um estande da entidade entre os dias 10 e 13 de janeiro 

O tema cirurgia bariátrica foi pela primeira vez discutido no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que aconteceu em São Paulo (SP) entre os dias 10  e 13 de junho. 

Ao todo, cerca de dois mil jornalistas que atuam em rádios, emissoras de televisão, jornais, portais, blogs, revistas e outros tiveram acesso a informações e dados sobre obesidade e tratamento cirúrgico.

No dia 11, sexta-feira, alguns membros da SBCBM ministraram uma palestra com o tema “Novas regras do CFM para cirurgia bariátrica x novos medicamentos, o que muda?”, com a presença de Carina Fernandes, vice-presidente do Capítulo São Paulo, Fábio Viegas, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, Luiz Vicente Berti, sócio fundador e ex-presidente da SBCBM e Juliano Canavarros, presidente da SBCBM. Os médicos Antonio Carlos Valezi e Felipe Rossi também estiveram presentes, além do doutor Tiago Szego no domingo. 

Na oportunidade, cirurgiões que integram a Sociedade puderam falar para jornalistas em uma mesa redonda sobre temas relacionados à novas regras do CFM, novos medicamentos e cirurgias bariátricas.

Após a explanação, foram sabatinados por jornalistas de diferentes veículos de comunicação do país que atuam na área de saúde, entre eles, Agência Pública , Bem Estar, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo,  Agência Brasil e jornalistas de dados e independentes.

O presidente da SBCBM, Juliano Canavarros, apresentou aos jornalistas outra notícia importante, o lançamento do 1º Prêmio de Jornalismo em Cirurgia Bariátrica. O objetivo da premiação é incentivar os profissionais de imprensa a produzirem reportagens nas categorias (rádio, TV, portais/jornais) em todo o Brasil.

Os ganhadores receberão  a premiação no Congresso da SBCBM, em Foz  do Iguaçu (PR). 

Estudo

Durante o evento – que contou com um estande da SBCBM – foi abordado o novo estudo apresentado na Reunião Científica da ASMBS 2025 que demonstrou que a cirurgia bariátrica continua sendo a estratégia mais eficaz e duradoura para o tratamento da obesidade, com resultados até 5x superiores aos dos medicamentos injetáveis como semaglutida e tirzepatida. 

Campanha 

Além de todas as informações, os profissionais do Congresso puderam conhecer a campanha “Cirurgia Bariátrica – A Melhor Escolha”. O estande da SBCBM repassou a todos as novas regras do Conselho Federal de Medicina, possibilitou o acesso a medição do IMC e ainda forneceu informações e dados sobre o assunto. 

Prêmio

Durante o Congresso, o dr Juliano Canavarros anunciou  o 1º Prêmio SBCBM de Jornalismo com o objetivo de incentivar o debate sobre a cirurgia bariátrica e metabólica – procedimento com melhor custo efetivo no tratamento da obesidade e doenças associadas a longo prazo. Além disso, o objetivo é valorizar a atuação da imprensa feita de forma ética e qualificada. 

“O evento foi uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento com a imprensa e solidificar a bariátrica como a solução mais duradoura e eficaz no tratamento da obesidade. Jornalistas de grandes veículos, e também da mídia independente, demonstraram interesse pelo tema e o nosso prêmio de jornalismo irá ajudar a disseminar a importância do tratamento por meio da bariátrica”, conta Juliano Canavarros. 

Poderão concorrer ao 1º Prêmio SBCBM de Jornalismo reportagens que abordem a cirurgia bariátrica como “A Melhor Escola” (tema da campanha institucional da SBCBM neste ano) para pacientes que tiveram a sua vida impactada positivamente pelo procedimento. Além disso, também podem ser abordadas tecnologias e as novas regras do CFM para cirurgia bariátrica e como elas ampliam positivamente o acesso das pessoas ao tratamento.

To top