A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) lança nesta quinta-feira (04) a campanha “Cirurgia Bariátrica A Melhor Escolha”, com o objetivo de ampliar o acesso à informação sobre o tratamento cirúrgico da obesidade como uma alternativa mais eficaz, duradoura e custo-efetiva para a população.
A iniciativa surge em um momento estratégico, em que novos dados científicos reforçam a efetividade da cirurgia. Um estudo apresentado na Reunião Científica da ASMBS, em junho de 2025, mostrou que a cirurgia continua sendo a estratégia mais eficaz e duradoura no tratamento da obesidade, com resultados até cinco vezes superiores aos alcançados com medicamentos injetáveis como semaglutida e tirzepatida.
“Além disso, estudos recentes demonstram que a cirurgia bariátrica reduz em 41% a mortalidade por todas as causas, com impacto positivo também na redução de mortes relacionadas a doenças cardiovasculares e câncer. Esses resultados estão associados à perda de peso sustentada e à remissão de comorbidades como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial”, conta o médico Juliano Canavarros, presidente da SBCBM.
Atualmente, a cirurgia bariátrica é considerada uma intervenção tão segura como uma cirurgia de vesícula.
Economia a longo prazo
Além dos benefícios à saúde, a campanha também chama atenção para o aspecto custo-efetivo do tratamento. Enquanto o uso contínuo de medicamentos injetáveis pode ultrapassar R$45 mil por ano, a cirurgia bariátrica está disponível gratuitamente pelo SUS e também é coberta pelos planos de saúde, tornando-se uma opção mais acessível e com impacto duradouro.
Prova social
Como parte da campanha, foram criadas as “Baristórias”, uma série de relatos reais de pacientes que afirmam que a cirurgia bariátrica foi a sua melhor escolha. Esses cases mostram os resultados alcançados após a cirurgia, como a melhora da saúde, a remissão de doenças e aumento da qualidade de vida.
“Foi a melhor decisão que fiz. Mudou a minha vida completamente.”
– Michel Atie
“Não tenha medo. A bariátrica foi a minha melhor escolha.”
– Karla Bianca
Segundo a SBCBM, a proposta é fortalecer a comunicação com a sociedade, desmistificar a cirurgia e posicionar a bariátrica como uma escolha consciente, segura e respaldada pela ciência.
A campanha será divulgada nas redes sociais da SBCBM e conta com uma landing page exclusiva, onde é possível fazer o cálculo do IMC, conhecer as Baristórias, acessar materiais educativos e entender melhor as novas regras do CFM de indicações e os benefícios da cirurgia bariátrica.
