Notícias

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) foi uma das entidades homenageadas durante a sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na noite da última segunda-feira (7), em alusão ao Dia Mundial da Saúde. A cerimônia ocorreu no Plenário da Casa e contou com a presença de autoridades e representantes da área da saúde.

Representando a SBCBM, o Dr. Caetano Marchesini, diretor de Tecnologia e Inovação da entidade, recebeu a homenagem. O reconhecimento destaca o papel da SBCBM no cuidado com pacientes com obesidade e doenças metabólicas, bem como sua atuação científica, educacional e de inovação, especialmente com a criação de tecnologias voltadas à integração do cuidado no pré e pós-operatório de pacientes bariátricos.

“Agradeço imensamente, em nome da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, por esse reconhecimento tão especial. Tive a honra de presidir a SBCBM e hoje sigo contribuindo com a entidade na diretoria de Tecnologia e Inovação, sempre com o compromisso de aproximar ciência e cuidado em prol dos pacientes. Ver o nosso trabalho ser valorizado nos motiva a continuar avançando por uma saúde mais acessível, moderna e humana”, diz Marchesini.

A sessão foi proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), que também coordena a Frente Parlamentar da Medicina. Além das homenagens, a solenidade marcou a apresentação de uma carta com 15 medidas estratégicas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as propostas estão a criação de um plano de carreira para médicos, o fortalecimento do tratamento de doenças raras, o apoio à saúde mental e a valorização dos profissionais de enfermagem.

“A gente quer estar trabalhando junto com os médicos, com os profissionais de saúde, com os hospitais, com as secretarias municipais, com as clínicas, para achar medidas que possam melhorar a saúde de todos os paranaenses e de todos os brasileiros”, afirmou Leprevost durante a cerimônia.

A carta será encaminhada às principais autoridades da República como parte de um esforço conjunto para avançar na qualidade da saúde pública no Brasil. O documento prevê ações como:

  1. Reajuste da Tabela SUS e Valorização dos Serviços de Saúde
  2. Fortalecimento da Atenção Primária e Expansão da Saúde da Família
  3. Expansão dos Serviços de Saúde Mental e Atendimento Especializado para Pessoas com TEA e Doenças Raras
  4. Inovação e Tecnologia na Saúde
  5. Melhoria da Infraestrutura Hospitalar
  6. Garantia de Insumos e Acesso a Medicamentos
  7. Valorização da Enfermagem e todos os Profissionais da Saúde
  8. Ampliação da Saúde Preventiva
  9. Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança
  10. Criação de Políticas Públicas para a Saúde do Idoso
  11. Gestão Eficiente de Emergências e Desastres
  12. Saúde e Meio Ambiente
  13. Ampliação da Saúde no Interior e Zonas Rurais
  14. Fortalecimento da Saúde Bucal
  15. Criação da Carreira Pública para Médicos.
To top