Notícias Notícias Destaque Eventos

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) participou nesta quinta-feira (4) de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para debater a assistência primária no tratamento da obesidade.

O encontro, solicitado pelo deputado Coronel Meira (PL-PE) e realizado no Plenário 7, contou com a presença do diretor societário da SBCBM, Luiz Fernando Córdova, que representou a entidade.

Durante o debate, foram discutidas medidas para ampliar o acesso a tratamentos na atenção primária, com o objetivo de reduzir complicações e custos com internações.

O presidente da SBCBM, Juliano Canavarros, destacou que a cirurgia bariátrica é o único tratamento comprovadamente eficaz contra a obesidade grave/mórbida. “Nosso alerta precisa ser reforçado junto aos gestores públicos e à imprensa e é uma honra sempre o convite da Câmara para ouvir o nosso posicionamento”, disse.

Córdova chamou atenção para a queda no número de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A obesidade vai muito além do peso. Ao tratar doenças associadas, como o diabetes, impactamos diretamente na saúde pública e na redução da mortalidade”, afirmou.

To top