O segundo dia do XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizou, nesta quinta-feira (24), uma mesa redonda em parceria com a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
A suplementação de nutrientes em pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica foi o principal tema de debate, visto que é necessário manter os níveis adequados das vitaminas e minerais para a cirurgia e após o procedimento.
Segundo a médica nutróloga Marcella Garcez (PR), a terapia endovenosa é uma das possibilidades para o tratamento a recuperação de pacientes que estão com níveis de vitaminas muito baixos.
“São utilizadas em várias situações clínicas embasadas cientificamente. A necessidade do paciente deve sempre ser documentada em prontuário médico seguindo as recomendações e o tratamento deve ser sempre individualizado”.
O cirurgião Felipe Koleski (SC) ressalta que os pacientes apresentam sintomas específicos relacionados a essas deficiências nutricionais pela falta de suplementação no pós-operatório. “Os mais comuns são cansaço e alteração da libido. É importante atender e cuidar do paciente dentro do consultório, oferecer esse serviço com segurança para que ele tenha acesso a um tratamento regulamentado.”
A suplementação precisa ser personalizada, de acordo com a necessidade de cada paciente.
A também médica nutróloga Eline Soriano (AL) afirmou que o tratamento antes da cirurgia é importante para ter um resultado pós-operatório mais confortável. “Pensamos na redução da inflamação do corpo, auxílio da cicatrização e prevenção de doenças nutricionais no pós-operatório. Os complexos vitamínicos e minerais são os mais evidenciados, principalmente a vitamina B12, D e ferro”.
A mesa foi moderada por Felipe Rossi e tem como debatedores Bernardo Rivello (MG), Felipe Koleski (SC) e Carla Viegas (RJ).
XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – O evento acontece até a próxima sexta-feira (25), na cidade de João Pessoa (PB). São 2 mil participantes nos três dias de evento, entre cirurgiões e membros da COESAS Comissão de Especialidades Associadas (COESAS).