O Simpósio da Panther simulou um debate eleitoral, com quatro “candidatos”, cada um defendendo uma técnica cirúrgica, na plenária principal do XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, nesta quarta-feira (23).
O debate foi moderado pelo ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Marcos Leão (BA) e o Diretor da Comissão de Implantação das Atividades Estaduais, Dr. Luiz Fernando Córdova (DF).
Entre os candidatos estavam os cirurgiões Guilherme Fagundes Bassols (RS) que representou a técnica Bypass, Fábio Almeida Santos (SE) que defendeu a técnica Sleeve, Felipe Koleski (SC) defensor da técnica do Mini Bypass Gástrico (OAGB) e Eudes Godoy (RN), que representou a Bipartição Intestinal.
Os participantes tiveram a oportunidade de comentar casos reais apresentados no evento defendendo cada uma das técnicas e sua aplicação para os pacientes citados. Cada um dos representantes – com ordem definida por sorteio – teve o seu momento de fala, com direito a réplica e tréplica.
A seleção dos pacientes para a cirurgia, indicação carreta, doenças associadas e o acompanhamento pós operatório foram fatores relevantes nos argumentos dos participantes. “Após uma avaliação criteriosa e com a indicação adequada eu faço uma cirurgia sem medo”, afirmou Koleski
Marcos Leão ressaltou que todas as técnicas estudadas tem seus benefícios para os pacientes. “Aqui estamos em um debate e cada um vai defender a sua técnica, mas com as indicações corretas para o paciente todas têm seus benefícios que devem ser considerados”.
XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – O evento acontece entre esta quarta (23) e a próxima sexta-feira (25), no Centro de Convenções João Pessoa, na cidade de João Pessoa (PB). São esperados 1.800 participantes nos três dias de evento, entre cirurgiões e membros da COESAS Comissão de Especialidades Associadas (COESAS).