Notícias


O Simpósio da IFSO LAC (Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos Capítulo Latino-Americano e Caribenho) aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que acontece no Centro de Convenções João Pessoa, na cidade de João Pessoa (PB). 

O momento foi moderado pelo cirurgião Caetano Marchesini (PR), Diretor de Tecnologia & Inovação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e teve como debatedores Luiz Vicente Berti, membro do Conselho Executivo da SBCBM; os cirurgiões Dick Anthony Mansilla (PERU) e Felipe Rossi (SP). 

O Simpósio contou com seis palestras, sendo quatro internacionais. O Cirurgião Camilo Boza, do Chile, falou sobre “Grandes Fígados, Grandes Desafios”, seguido por Marcos Leão (BA), ex-presidente da SBCBM, que abordou “Tática de Abordagem para Mesentério Curto”. 

O norte-americano Natan Zundel (EUA) abordou o tema “O Grampeador Falhou: e Agora?” e o Boliviano Sergio Yuja trouxe para discussão “fechamento de brechas por hérnia interna pós bypass e bipartição”. Alexander Morrell (SP), cirurgião, fez uma aula sobre “‘O’ Roux” e, para encerrar a conferência, o peruano Luis Machuca abordou “Bypass Gástrico pós Fundoplicatura Gástrica”. 

XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – O evento acontece até a próxima sexta-feira (25), na cidade de João Pessoa (PB). São 2 mil participantes nos três dias de evento, entre cirurgiões e membros da COESAS Comissão de Especialidades Associadas (COESAS).

To top