
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) participa nesta semana do 24º Congresso da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO), em Madrid, na Espanha. O evento que reúne cirurgiões bariátricos e demais especialistas que atuam no tratamento da obesidade e de distúrbios metabólicos começa nesta terça-feira (3) e segue até sábado (7).
Na quinta-feira (5), a SBCBM promove um Simpósio com o tema “Cirurgia Metabólica: agora é hora de focarmos no Diabetes”. O debate vai abordar os guidelines brasileiros de cirurgia metabólica com a participação do presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas, e membros da diretoria entre eles Fábio Viegas, Luiz Vicente Berti, Antonio Carlos Valezi, João Caetano Marchesini e de cirurgiões internacionais como Dror Dicker (Israel), François Pattou (França), Francesco Rubino (Reino Unido), Josep Vidal (Espanha) e David Cummings (Estados Unidos).
“Esta sessão vai reunir alguns dos mais importantes speakers hoje em cirurgias para o diabetes. Teremos discussões sobre os mecanismos de ação da cirurgia metabólica, se precisamos de mais dados, se o Bypass deve ser considerado como a técnica de eleição para a cirurgia metabólica, uma palestra que analisa as novas drogas para o tratamento do diabetes e uma apresentação da campanha brasileira sobre cirurgia metabólica”, diz Marcos Leão.
O CONGRESSO
Segundo o presidente da IFSO, Almino Ramos, a SBCBM tem papel importante no congresso e reúne uma das maiores delegações de especialistas no evento. A organização espera receber cerca de três mil participantes neste congresso.
“As expectativas são muito grandes, tanto do ponto de vista científico quanto da possibilidade de equipes relacionadas à cirurgia bariátrica possam estar no mesmo lugar e trocar muitas experiências sobre a forma de enfrentar a obesidade que hoje representa o maior problema de doença que a humanidade enfrenta”, diz Almino Ramos.
“É o Congresso com o programa mais rico, diversificado e potente. A dificuldade vai ser ver tudo o que queremos ver porque existem salas simultâneas. Eu nunca vi tantas nações serem representadas em um Congresso da IFSO. Vou dar uma aula em uma mesa que discute a cirurgia em extremos de idade e que tem médicos do Canadá, Itália, Espanha, Coréia do Sul, Grécia, Israel, Suécia e Arábia Saudita!”, comenta Marcos Leão.
Confira a programação do IFSO clicando aqui.
Acompanhe as novidades da SBCBM no Facebook e Instagram.