Notícias Destaque Notícias Imprensa

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) lançou oficialmente o EBLS (Endoscopic Bariatric Life Support) durante a programação do XXII Congresso, em Salvador. O curso tem o objetivo de fornecer, baseado nos melhores níveis de evidência, a rotina organizada de condutas para endoscopistas, para cada tipo de complicação ou urgência. Ao todo, 120 profissionais participaram das aulas.

Segundo Álvaro Albano, coordenador do projeto, trabalhar em educação de qualidade e aproximar outros profissionais da cirurgia bariátrica é fundamental para a saúde e segurança dos pacientes bariátricos no país e no mundo.

“É a primeira iniciativa de transformar a performance do endoscopista em um organograma prático pra ele atender o paciente portador de cirurgia bariátrica na eventual complicação de pós-operatório”, explica Albano.

O curso abordou temas como anatomia das cirurgias bariátricas; aspectos clínicos do atendimento inicial; tratamento endoscópico das estenoses; litíase da via biliar após cirurgia bariátrica; hemorragia digestiva precoce; e outras complicações.

Sobre as expectativas, Álvaro comentou que o curso superou o número previstos de participantes, uma vez que também teve grande adesão de cirurgiões.

“Além de endoscopistas, muitos cirurgiões vieram se familiarizar com o organograma e como o paciente deve ser atendido. A endoscopia participa tanto do diagnóstico quanto do tratamento das complicações e a maior parte dos endoscopistas do país, muitas vezes, não tem o hábito de lidar com o paciente e as especificidades da cirurgia bariátrica. Assim, vamos minimizar o risco de que essas complicações progridam para mortalidade, diminuindo o tempo de internação e custos da complicação”, finaliza o cirurgião.

To top