A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) agora conta com um novo Capítulo, o do Estado do Maranhão.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, esteve neste sábado (17), em São Luís, para a cerimônia de criação do Capítulo.
Para Marchesini, a criação de Capítulos da SBCBM faz com que haja uma integração entre os cirurgiões bariátricos, bem como a padronização de protocolos e procedimentos, tendo como base a legislação nacional.
“Nos últimos anos trabalhamos para fortalecer a cirurgia bariátrica, os cirurgiões bariátricos e as suas equipes multidisciplinares regionalmente”, afirmou Caetano Marhesini.
O presidente do Capítulo do Maranhã, José Aparecido Valadão, conta que o Maranhão possui cerca de 20 cirurgiões bariátricos que atuam no tratamento da obesidade mórbida e apenas um hospital credenciado para operar pelo SUS.
“A criação do Capítulo faz com que os cirurgiões da região se reúnam em torno de uma causa, seja pela melhoria dos honorários médicos, para alavancar eventos e cursos de atualização científica e para informar à população os benefícios da cirurgia ”, menciona Valadão.
José Aparecido Valadão é médico e professor da Universidade Federal do Maranhão, Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC); Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CBCDD);Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscopia; Membro titular do Conselho Regional de Medicina (CRM); Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.