Notícias

Representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) estiveram nesta terça-feira (19), na Câmara Federal, em Brasília, reunidos com o deputado federal, Jorge Solla (PT/BA), para debater o fortalecimento de ações voltados ao tratamento cirúrgico da obesidade no Brasil.

A agenda foi em resposta a um pedido do presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi.

O deputado Jorge Solla, que é médico, possui Projetos de Lei e Emendas Parlamentares destinados a ampliar o acesso à cirurgia bariátrica, a combater a obesidade e também promove audiências na Câmara Federal sobre o tema.

Entre os projetos apresentados estão um maior acesso dos pacientes que estão na fila do SUS ao procedimento e o credenciamento de novos hospitais que buscam cumprir as exigências para se tornarem aptos pelo Ministério da Saúde a realizarem a cirurgia bariátrica. A SBCBM também se prontificou a contribuir com o treinamento técnico e científico dos hospitais e profissionais dos serviços de bariátrica a serem credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A iniciativa prevê, não apenas aumentar o número de cirurgias no SUS, mas também treinar, preparar e dar o seguimento ao paciente no pós-operatório”, explicou o vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti.

A SBCBM possui um programa de Certificação e Acreditação, que afere e comprova a adoção de padrões de qualidade por parte dos hospitais, médicos e profissionais de saúde, assegurando a excelência nos procedimentos realizados e aumentando a segurança e confiança para os pacientes.

Participaram da audiência o vice-presidente-executivo da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti; o ex-presidente do Capítulo do Distrito Federal, Dr. Luiz Fernando Córdova e a 2ª Secretária da SBCBM, Dra. Ana Carolina Fernandes, também ex-presidente do Capítulo do Distrito Federal.

To top