Importantes nomes internacionais que atuam na área de cirurgia bariátrica estão confirmados para o XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que começa na próxima quarta-feira (04), no Centro de Convenções de Florianópolis, em Santa Catarina. Os cirurgiões Michel Gagner, do Canadá, Alexandre Miras, do Reino Unido e Antonio Torres, da Espanha, são alguns dos palestrantes do evento.
O Congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), terá a participação de mais de 1,5 mil profissionais que atuam na área, entre cirurgiões bariátricos, nutricionistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas e outras especialidades.
Programação
Na quarta-feira, uma das atrações é o médico Samer Mattar, dos Estados Unidos, que vai falar sobre “Regastrectomia”. Mattar é presidente da American Society For Metabolic And Bariatric Surgery, professor de Cirurgia e Chefe do Programa de Serviços Bariátricos da Oregon Health & Science University (OHSU).
Nesse mesmo dia, os médicos Juan Antonio Corvalá, do México, Antonio Torres, da Espanha, e Natan Zundel, dos Estados Unidos, participam de uma mesa redonda onde vão debater as formas de revisão cirúrgica em decorrência de falhas nas técnicas adotadas, como BGA, sleeve e bypass gástrico – de acordo com a especialidade de cada cirurgião.
Corvalá é diretor do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Angeles em Tijuana, no México, e Chefe da Divisão de Cirurgia. No México, foi um dos pioneiros em cirurgia bariátrica e também em cirurgia laparoscópica.
O Dr. Antonio J. Torres foi presidente da Sociedade Espanhola de Cirurgia da Obesidade (SECO) da Federação Internacional de Cirurgias Relacionadas às Doenças de Obesidade e Metabólicas, além de ser um referencial acadêmico em universidades espanholas. Já o Dr. Natan Zundel é presidente da Federação Internacional para a Cirurgia de Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO). Tem inúmeras pesquisas na área de obesidade e cirurgia bariátrica e metabólica. Recebeu mais de 17 prêmios nacionais e internacionais de pesquisa no campo da Cirurgia Minimamente Invasiva e Metabólica e Bariátrica.
Na quinta-feira (5), o Dr. Alexandre Miras, do Reino Unido, vai fazer palestra sobre a microbiota na obesidade, o que isso significa entre pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica e entre pessoas magras. Miras é especialista em Diabetes e Endocrinologia e desenvolveu pesquisas sobre os efeitos da cirurgia bariátrica em recompensas alimentares usando neuroimagem funcional e metodologias comportamentais.
Dr. Michel Gagner, pesquisador e um dos maiores nomes da área de cirurgia minimamente invasiva, irá fazer palestras e participar do Simpósio do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Gagneré conhecido por suas contribuições no campo da Cirurgia Minimamente Invasiva. Foi co-cirurgião para a primeira colecistectomia robótica transatlântica mundial, entre Nova York e Estrasburgo (França), o único artigo cirúrgico publicado na Nature em 2001.
Já na sexta-feira (06), durante o Simpósio Conjunto IFSO LAC/SBCBM os médicos Camilo Boza, do Chile, Estuardo Behrens, da Guatemala, Max Torres, do Equador e Ramiro Carbajal, do Peru, participam do debate sobre os temas polêmicos envolvendo a cirurgia bariátrica.
O Dr. Camilo Boza é especialista em cirurgia de bypass gástrico e concentrou sua atividade profissional nas áreas de Cirurgia para Obesidade, Cirurgia Minimamente Invasiva, Refluxo Gastroesofágico, Hérnia da Parede Abdominal e Câncer Gastroesofágico. Já o Dr. Estuardo Behrens é cirurgião laparoscópico avançado e especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Na Guatemala, fundou o New Life Center, um centro para o tratamento integral do metabolismo e obesidade. O Dr. Max Torres é professor de Cirurgia e coordenador do curso de pós-graduação em Cirurgia Geral da Universidade Central do Equador. Já o Dr. Ramiro Carbajal é um dos pioneiros no Peru no uso de técnicas laparoscópicas.
“Procuramos fazer uma programação com assuntos diversificados e trazendo pessoas com consolidado conhecimento para enriquecer a pauta do Congresso”, destacou O presidente da Comissão Científica do Congresso e vice-presidente do Capítulo da SBCBM em São Paulo, Alexander Morrel.