O estudo inédito e realizado no Brasil que avalia os resultados da cirurgia bariátrica para o controle da hipertensão arterial em pacientes obesos irá receber o prêmio de melhor trabalho brasileiro apresentado no congresso Joint Hypertension 2018 Scientific Sessions da American Heart Association (AHA), da Associação Americana de Cardiologia e que acontece entre os dias 06 e 09 de setembro, em Chicago.
“O estudo Gateway foi idealizado para avaliar a eficácia da cirurgia bariátrica no controle da pressão arterial em pacientes obesos grau 1 e 2”, explica o coordenador da pesquisa e cirurgião bariátrico Carlos Schiavon.
No ano passado, os pesquisadores publicaram os primeiros resultados no periódico científico Circulation e apresentaram os resultados no congresso da AHA. Foram avaliados 100 pacientes hipertensos submetidos à cirurgia bariátrica com a técnica do bypass gástrico. Destes, no período de um ano, 51% deixaram de usar medicamentos para controlar a pressão.
Neste ano, os pesquisadores vão apresentar novidades sobre o estudo Gateway, incluindo detalhes sobre a pressão medida ambulatorialmente e a incidência de hipertensão resistente nos pacientes operados. Na última semana, a equipe foi surpreendida com o prêmio de melhor trabalho apresentado pelo Brasil para o Congresso da Sociedade Americana de Cardiologia deste ano.
“É uma grande honra que um trabalho de cirurgia bariátrica ganhe um premio numa sociedade americana de cardiologia. Isso mostra o quanto a cirurgia bariátrica está sendo valorizada por esses profissionais”, comemora Schiavon.
Além do cirurgião bariátrico Carlos Schiavon, recebem o prêmio pelo estudo os pesquisadores Dimas Ikeoka; Eliana V. Santucci; Renato N. Santos; Lucas P. Damiani; Juliana D. Oliveira; Camila R. Torreglosa; Angela C. Bersch-Ferreira; Tamiris A. Miranda; Silvana de Barros; Hélio Halpern; Frederico L. Monteiro; Ricardo V. Cohen; Patricia M. Noujaim; Márcio G. Souza; Celso Amodeo; Luiz Bortolloto; Otávio Berwanger; Alexandre B. Cavalcanti; e Luciano F. Drager.
Para ler a pesquisa premiada clique aqui.
[https://www.ahajournals.org/doi/pdf/10.1161/CIRCULATIONAHA.117.032130]