A carteirinha digital fornecida para pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica – mediante cadastro no aplicativo Barilife – da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), será reconhecida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMSRJ) como documento comprobatório para vacinação contra COVID-19 de todos os pacientes que realizaram o procedimento.
A parceria entre a SBCBM e a Secretaria Municipal se deve ao fato de que os pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica ou metabólica foram incluídos como grupo prioritário no programa de vacinação pela capital carioca.
“Todos os pacientes que vivem na cidade do Rio e que fizeram aqui a cirurgia bariátrica tonaram-se grupos prioritários para a vacinação e iremos reconhecer como documento comprobatório a carteirinha digital da Sociedade de Bariátrica”, explica o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.
A medida tem como objetivo facilitar o acesso do paciente operado ao documento, sem que haja necessidade de ir até a clínica ou consultório do cirurgião que realizou o procedimento.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Fábio Viegas, informa que a carteirinha digital emitida pelo aplicativo Barilife é uma forma inclusive de reduzir riscos. “Entendemos que esta parceria é fundamental para a os pacientes que realizaram a cirurgia, bem como contribuirá para a organização do sistema público de vacinação na cidade do Rio de Janeiro”, informa Fábio Viegas.
Ele reforça ainda que o aplicativo é gratuito e chega para se tornar uma ferramenta indispensável para médicos e pacientes que buscam garantir os resultados e o acompanhamento adequado da cirurgia.
⠀
CADASTRO
⠀
Para acessar o aplicativo os pacientes – operados por cirurgiões membros da Sociedade – deverão baixar gratuitamente o BARILIFE na Google Play ou App Store.
Os pacientes devem preencher corretamente os dados pessoais como endereço de e-mail e senha para login no sistema; os dados da cirurgia; selecionar o nome do cirurgião bariátrico que realizou a operação e o nome do hospital em que o procedimento foi realizado.
Após esse processo, o paciente deverá aguardar a aprovação dos dados pelo seu cirurgião bariátrico , que será notificado sobre o cadastro e irá avaliar os dados. Se estiverem corretos, irá liberar imediatamente o acesso a carteirinha.
O documento conta com um QR Code exclusivo que pode ser lido por qualquer dispositivo para autenticação e comprovação dos dados.