Foi realizada nesta sexta-feira (25), a Assembleia Geral Extraordinária que elegeu a nova diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCM) para o biênio 2019-2020. A Assembleia foi instalada e presidida pelo atual presidente da SBCBM, Caetano Marchesini.
“Marcos Leão a Fábio Viegas foram eleitos com a maioria expressivo dos votos”, disse Caetano Marchesini
Venceu a chapa “Dignidade Médica”, que tem como presidente o cirurgião Marcos Leão Vilas Boas (BA) e como vice-presidente o cirurgião Fábio Viegas (RJ). Integram ainda a chapa: Alexandre Amado Elias (SP), primeiro tesoureiro; Galzuinda Maria Figueiredo Reis (MG), como segunda-tesoureira; Antônio Carlos Valezi (PR), primeiro secretário e Abdon Joé Murad Junior (MA), segundo secretário.
Na oportunidade também foram eleitos as diretorias dos Capítulos da SBCBM em 18 estados do Brasil .
“A nossa diretoria deverá avançar nas conquistas implementadas ao longo dos 20 anos da Sociedade e que foram alavancados nesta gestão de Caetano Marchesini”, declarou Marcos Leão.
Entre as prioridades do próximo biênio estão a intensificação da luta pela melhoria dos honorários médicos – projeto iniciado nesta gestão-, avançar na certificação de qualidade da Sociedade, efetivar a implementação do registro nacional de cirurgia bariátrica, já adquirido por meio de convênio com a IFSO, e a meta transformar a cirurgia bariátrica em especialidade médica, esta considerada uma das metas mais importantes para os próximos dois anos.
LEGISLAÇÃO – A Assembleia foi realizada de acordo com o artigo 29 do Estatuto Social da Sociedade – que prevê o processo e modo de eleição da Diretoria Executiva e Conselho Consultivo e Fiscal.
As eleições foram convocadas com antecedência de 30 dias e a votação é direta, realizada a cada dois anos.
O novo presidente será apresentado no Congresso anual da SBCBM, mas tomará posse apenas no primeiro dia útil do ano seguinte.