Notícias

FOTO | SBCBM

Confira os destaques da programação.

O segundo dia do 23º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro no Rio de Janeiro, foi marcado pelo lançamento do livro ABLS, um manual de conduta para médicos emergencistas que não são especializados no atendimento de pacientes bariátricos, mas devem estar cientes das indicações e necessidades especiais ao atender um paciente em situação de emergência.

FOTO | SBCBM

Ao longo do dia, oito palestras foram ministradas nas salas Maracanã e Arcos da Lapa, com a presença de aproximadamente 2 mil congressistas. Entre os destaques do dia, está a participação internacional do Dr. Philip Schauer, dos Estados Unidos. Na discussão sobre a cirurgia metabólica e sua relação com o uso de medicamentos para a perda de peso e tratamento do diabetes tipo 2, Schauer se mostrou otimista quanto à evolução no tratamento dessas doenças, mas reforçou a necessidade de melhorar e democratizar o acesso ao procedimento e às novas drogas.

“Os novos medicamentos são caros, a cirurgia a curto prazo também é cara, mas com a cirurgia ela dura muitas vezes a vida toda, então ao longo da vida do paciente a cirurgia é na verdade barata. Portanto, precisamos considerar o custo a longo prazo dessas terapias, pois a longo prazo elas geralmente são muito mais baratas”, explica.

A saúde da mulher também foi destaque neste segundo dia de congresso. Com a sala lotada, cirurgiões, dermatologista, psicólogo, ginecologista e pesquisadores debateram sobre as principais áreas da saúde feminina que podem ser impactadas antes e após a cirurgia bariátrica. Entre os principais temas abordados estão a prevenção da incontinência urinária pós-operatória, gravidez antes ou após a cirurgia, mitos e verdades sobre a queda de cabelo, uso do anticoncepcional, e as mudanças no corpo da mulher junto ao processo de identificação com a perda de peso.

Outros destaques do dia foram as palestras sobre os impactos dos cuidados pré-operatórios no resultado final do paciente bariátrico e os desafios da esteatose hepática. Os crossfires deste segundo dia de congresso abordaram o uso de robô para cirurgias de super obesos, e a indicação da cirurgia bariátrica para adolescentes e idosos.

SESSÃO DE PÔSTERES E VÍDEOS

Mais de 180 trabalhos científicos foram apresentados nas quatro sessões de pôsteres presentes no evento. O momento de discussão sobre diversos temas relacionados à cirurgia bariátrica e metabólica, desde técnicas cirúrgicas à integração com especialidades multidisciplinares, reflete o incentivo e reconhecimento da SBCBM para a inovação e novos estudos científicos.

Ao longo do dia, cerca de 50 vídeos foram apresentados para análise, debate e compartilhamento de técnicas e soluções na cirurgia bariátrica e metabólica por videolaparoscopia.

ASSEMBLEIA GERAL

O segundo dia do congresso terminou com uma assembleia geral promovida pela SBCBM para apresentar os resultados do ano, como balanço financeiro, andamento de ações e novos projetos. Foi realizada também uma votação da proposta de alteração de regimento do estatuto interno.

To top