Uma pesquisa divulgada recentemente pelo prestigiado Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism apontou que a perda de peso provocada pela cirurgia bariátrica pode reverter um quadro de excesso de atividade cerebral na região afetada pelo mal de Alzheimer, podendo reduzir o risco da doença.
O trabalho foi conduzido na Universidade de São Paulo (USP) e também é o primeiro a avaliar a atividade mental de mulheres antes e depois da cirurgia bariátrica. “Mostramos que o cérebro é mais um órgão que se beneficia com a perda de peso induzida pela cirurgia”, explicou Cintia Cerecato, do Hospital das Clínicas e uma das autoras do estudo, ao jornal O Estado de São Paulo.
A reportagem também destaca números fornecidos pela SBCBM. Cerca de 80 mil cirurgias bariátricas são realizadas no país, que fica atrás apenas dos EUA no volume de procedimentos realizados.
Mais uma comorbidade que entra na lista de doenças combatidas pela cirurgia bariátrica. Leia a matéria completa clicando na imagem abaixo, para ampliá-la.