
A busca por qualidade em cirurgia bariátrica e metabólica foi um dos temas abordados durante o XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em São Paulo.
Neste ano, o Programa de Certificação e Acreditação da IFSO-LAC em que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) atuou diretamente como desenvolvedora passou a ser replicado por entidades latinoamericanas vinculadas à International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO).
O objetivo é o compartilhamento de informações e melhora dos padrões da cirurgia nestes países.
O objetivo da Certificação e Acreditação é elevar os padrões de qualidade dos serviços; reconhecer profissionais e hospitais qualificados; padronizar condutas que influenciarão positivamente no desfecho clínico, trazendo segurança e efetividade para os pacientes, ao tempo em que dá maior segurança jurídica para o profissional que foi auditado e certificado pela especialidade, podendo, com isso, trazer redução de custos para o sistema de saúde e uma melhor perspectiva de remuneração para aqueles que demonstrem sua efetiva qualidade através da certificação.
O processo de Certificação e Acreditação da SBCBM é realizado pela World Medical Accreditation (WMA), sob coordenação da SBCBM, que é responsável pelo armazenamento e análise do banco de dados dos profissionais médicos e hospitais. No Brasil, hospitais localizados na Bahia, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, entre outros já passaram pelo programa de Acreditação.
“Passar pela Acreditação atesta que seus processos, sistemas de qualidade e soluções estão de acordo com os requisitos, ajudando na agilização dos processos, melhorando a qualidade dos cuidados e construindo um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade”, reforça o presidente da SBCBM, Fábio Viegas.
Novas certificações – Durante o Congresso foram entregues 25 novas certificações de cirurgiões. O Programa de Certificação e Acreditação da IFSO-LAC e SBCBM recebeu um estande exclusivo para que profissionais pudessem tirar dúvidas sobre todos os processos necessários para obter a qualificação.
Segundo Silvia Azeituno, representante comercial da World Medical Accretitation (WMA), braço operacional da SBCBM nos processos, a certificação e acreditação tem como objetivo padronizar condutas que influenciarão positivamente no desfecho clínico. “É uma forma de aumentar a segurança para os pacientes, ao mesmo tempo em que dá maior segurança jurídica para o profissional que foi auditado e certificado pela especialidade”, completa.
Segundo o presidente executivo da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti, o programa também irá influenciar positivamente na escolha do paciente e na evolução da medicina que busca em todo o mundo a melhora da performance e resultados com o menor custo.
“Podemos mostrar mais uma vez que a cirurgia bariátrica e metabólica não só traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida daqueles pacientes, mas também, principalmente, que o procedimento diminui os custos do sistema de saúde [público e suplementar]”, explica Berti.
Felipe Koleski, o primeiro cirurgião certificado do Brasil também disse que a certificação proporciona mais segurança ao paciente e ao especialista. “Nos mostramos para nosso paciente que estamos fazendo o melhor em técnicas de Cirurgia Bariátrica. A certificação avalia toda a cadeia do processo, desde o pré ao pós operatório e mostra ao paciente que oferecemos o melhor para ele com toda a garantia do melhor resultado possível”, afirmou.
Os processos atuais são para certificação dos cirurgiões, profissionais da equipe multidisciplinar (Coesas) e Acreditação hospitalar.
Para iniciar o processo de certificação é necessário acessar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica ou da WMA, preencher o formulário e enviar a documentação necessária, conforme o passo a passo solicitado nas plataformas.
Confira a lista das novas certificações
IQ NOME
IQIII Alcides José Branco Filho
IQII Bruno Mota
IQII Carlos Madalosso
IQI Claudio Almada
IQI CONCEICAO PINHEIRO
IQIII Eduardo Curvello Tolentino
IQII Francisco Gomes Rodrigues
IQIII Guilherme Bassols
IQII Hercio Cunha
IQI Hospitais Associados de Pernambuco
IQI Hospital BDW Ltda
IQII HOSPITAL E MATER. CELSO PIERRO
IQI Isabel Yoko Takasaka
IQI Jaime Ribeiro
IQI José Nowicki Mustafá
IQIII Josemberg Marins Campos
IQII Luiz Fernando Cordova
IQII Marco Aurélio Espir da Fonseca
IQI Marcos Campos Wanderley Reis
IQI Michel Victor Castilho
IQI Neusa Aparecida Siqueira Cavalheiro Mustafá
IQI Rafael Pires Resende
IQI Reginaldo Clécio da silva
IQIII Solange dos Anjos Martins Cravo Fruet Bettini
IQIII Victor Ramos Mussa Dib