O Capítulo do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu no último sábado (24), a sua 7a Reunião Científica.
Um dos pontos altos da reunião foi a apresentação do estudo cientifico – coordenado pelo cirurgião e vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti, que detalha os resultados da cirurgia bariátrica em pacientes com mais de cinco anos de operados e os seus beneficios para o tratamento da obesidade grave.
Também foram abordados o manejo de litíase biliar após a cirurgia bariátrica, manejo da anemia e outras alterações nutricionais após a cirurgia bariátrica.
O presidente do Capítulo da SBCBM no Rio de Janeiro, Cláudio Jamel, disse que a última reunião científica de 2017 foi enriquecedora e possibilitou o debate sobre temas de interesse dos cirurgiões.
“O evento foi uma oportunidade para a troca de conhecimento cientifico e para o debate sobre temas que fazem parte da rotina do cirurgião”, disse Cláudio Jamel.
Como exemplo, ele mencionou a apresentação feita pelo dr.Marcelo Salen referente as estratégias de manejo do cálculo na vesícula antes e depois da cirurgia bariatrica.
A nutricionista, Andrea Forlenza, falou sobre o metabolismo do ferro, deficiência mais comum em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica.
Para o vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti, o Capítulo do Rio de Janeiro é um exemplo a ser seguido, devido ao resultado obtido pelo trabalho conjunto.
“Juntamente com a diretoria nacional, o Capítulo do Rio de Janeiro está promovendo eventos científicos de grande repercussão e contribuindo para a o crescimento da Sociedade Brasileira nacionalmente”, reforcou Berti.