A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em Assembleia Geral Extraordinária na última sexta-feira (26), elegeu o ex-presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, como Presidente do Conselho Consultivo e Fiscal para o biênio 2021/2022.
O presidente da SBCBM, Fábio Viegas, explica que o Conselho tem como função principal a de órgão consultor, coordenador e fiscalizador da SBCBM.
“O Conselho deverá se reunir anualmente, ou sempre que convocado pelos seus integrantes, para conferir, verificar, comprovar e aprovar ações da nossa Sociedade. É um órgão fundamental para toda e qualquer entidade”, disse Viegas.
O Conselho Consultivo e Fiscal da SBCBM é formado por ex-presidentes da entidade e eleito por seus pares para um mandato de dois anos. Todos os membros do Conselho Consultivo e Fiscal da Sociedade foram candidatos e a maioria entendeu que Caetano Marchesini deverá conduzir de forma competente a presidência do conselho consultivo nos próximos dois anos.
“Fico honrado pela escolha entre os membros do Conselho Consultivo e Fiscal para mais este desafio e responsabilidade diante da Sociedade. Iremos juntos da atual gestão trabalhar para tornar a SBCBM uma entidade ainda mais forte, transparente e em prol dos seus associados e da cirurgia bariátrica no Brasil “, comenta Caetano Marchesini.
Entre as atribuições do cargo estão a coordenação de atividades das diretorias para assegurar a continuidade de questões e projetos; opinar sobre questões omissas nos estatutos e deliberações das assembleias gerais; conferir, verificar, comprovar e aprovar o balanço da SBCBM e operações econômico-financeiras; acompanhar o trabalho de auditores externos independentes, providenciar Assembleia Geral Extraordinária, em caso de
impedimento; entre outras funções.
A Comissão Eleitoral foi composta por João Batista Marchesini, Ricardo Cohen e Luiz Vicente Berti.