Por unanimidade, os membros titulares presentes na Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizada no XXI Congresso SBCBM aprovaram as mudanças no estatuto e regimento interno da entidade propostos pela atual gestão.
As mudanças têm como objetivo e escopo garantir sempre o melhor funcionamento das relações jurídicas, administrativas e procedimentais contidas nas cartas legais da Sociedade.
Entre as mudanças, o novo estatuto cria novas categorias de associados, entre elas os membros acadêmicos (matriculados em cursos de Medicina) e de residentes/pós-graduandos.
Em relação a gestão da entidade, as mudanças promovem mais transparência nos projetos e eventos desenvolvidos pela SBCBM; a prestação de contas aos associados; e na implementação de sistemas e de auditoria externa independente. O novo estatuto, por exemplo, cria limites em que os gastos e investimentos possam ser realizados sem a deliberação dos membros associados.
Outra mudança no Estatuto altera o processo disciplinar administrativo e as competências da Comissão de Ética da entidade.
“Essas mudança são um grande avanço corporativo para a entidade, tendo em vista o controle administrativo e de gestão que cria uma proximidade maior com seus associados”, afirma o advogado da SBCBM, Pedro Weber.
XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Os membros titulares também participaram da votação sobre o local de realização do Congresso previsto para acontecer em 2023. Com 98% dos votos, a cidade do Rio de Janeiro foi aprovada como sede do evento.