Notícias Imprensa

banner_EDITAL_CBCD_HOMEMédicos especialistas ou residentes em cirurgia geral ou do aparelho digestivo podem se inscrever, a partir do dia 18 de setembro, para participar do processo de Certificação na Área de Atuação em Cirurgia Bariátrica. O processo de certificação será feito pela Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

O prazo para as inscrições vai até o dia 20 de outubro e o valor varia conforme o vínculo do profissional: R$ 350,00 para membros do CBC, CBCD ou AMB e R$ 700 para aqueles que não são membros de nenhuma das instituições. O processo está dividido em duas fases e a primeira, com provas teóricas, está marcado para o dia 11 de novembro de 2017, às 13 horas. As provas serão aplicadas paralelamente nas cidades de Brasília (DF), Recife (PE) e São Paulo (SP)

As inscrições podem ser feitas no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, localizado no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro (RJ), ou no Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, que fica na Bela Vista, região central de São Paulo (SP).

Pré-requisitos

Entre os pré-requisitos fundamentais para participar do processo está a exigência de inscrição definitiva no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado em que atua e ter título de especialista em cirurgia geral (CBC) ou do aparelho digestivo (CBCD) expedido pela AMB, ou, ainda, certificado de Residência Médica em Cirurgia Geral ou do Aparelho Digestivo expedido pelo Ministério da Educação (MEC).

Além dessas exigências, é necessário se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações: ter concluído o programa de Residência Médica reconhecido pelo CNRM/MEC; ter concluído treinamento ou estágio na área de Cirurgia Bariátrica com características semelhantes às da Residência Médica em instituições reconhecidas pelo CBD/CBCD; ou, ainda, apresentar a declaração de atividades profissionais na área de Cirurgia Bariátrica pelo período mínimo de quatro anos.

“Essas exigências são necessárias para garantir a qualificação dos médicos interessados em obter a certificação de cirurgião bariátrico. O profissional precisa ter conhecimento prático do segmento para poder oferecer a assistência necessária aos pacientes que buscam melhoria das condições de saúde e de vida”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Caetano Marchesini.

O processo de certificação está dividido em duas etapas: a primeira com a prova teórica (peso 6), com 60 questões para verificar os conhecimentos do profissional na área; e a segunda, com a análise do currículo profissional (peso 4).

O edital está disponível no site do CBCD (http://www.cbcd.org.br/pdf/provas/2017/edital_certificado_area_atuacao_cirurgia_bariatrica_2017_sbad.pdf ) e no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

To top