A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) acaba de lançar o Barilife, o aplicativo do paciente bariátrico e que já está disponível gratuitamente na Google Play e Apple Store. Entre outras funções, o app substitui as atuais carteirinhas físicas pelo documento digital.

O aplicativo é voltado exclusivamente para os pacientes, mas os cirurgiões têm papel fundamental em seu funcionamento adequado.

“Para o médico, o Barilife estará funcionando como uma ferramenta de busca ativa, melhorando as taxas de acompanhamento e aprimorando dos resultados. Além de ser uma forma de nós medirmos os tipos e número de cirurgias realizadas no país”, explica o presidente da SBCBM, Marcos Leão Villas Bôas.

Após baixar o aplicativo, o paciente deverá preencher um cadastro com seus dados pessoais, o Estado em que fez a cirurgia, o nome do hospital, o nome do cirurgião e o tipo de técnica realizada.

Dados sobre peso inicial, peso atual e altura também são solicitados. O cirurgião será notificado sobre o cadastro e irá avaliar os dados. Se estiverem corretos, irá liberar acesso do paciente ao sistema e a carteirinha.

No entanto, antes disso, todas as informações deverão ser confirmadas pelo médico responsável atráves do portal https://medico.barilife.org.br

“Após muitos testes e grupos de colegas que nos ajudaram na fase final, chegou a hora de entregarmos mais essa ferramenta para aproximar ainda mais os pacientes de nossas clínicas e da SBCBM”, explica o idealizador do projeto, ex-presidente da SBCBM e atual diretor técnico-científico, Caetano Marchesini.

IMPORTANTE: O acesso à plataforma é seu e-mail cadastrado como associado da SBCBM. Mas a senha não é! Receberá uma senha específica para entrar no site e aprovar seu paciente. Campos como data da cirurgia, tipo de cirurgia e tempo de internamento poderão ser corrigidos. Muitas vezes os pacientes não lembram a técnica feita. Cheque sua caixa de entrada e SPAM.

Após efetuar o login no painel, o cirurgião verá a lista com todos seus pacientes aprovados e pendentes em ordem cronológica, em que os mais recentes ficam no topo da lista.

Na coluna “Aprovar”, em “Ver Detalhes”, o cirurgião terá acesso aos dados cadastrados pelo paciente no aplicativo, terá a opção de alterar algumas informações (a data, o tipo de cirurgia realizada e o tempo de internamento) e três opções:

REPROVAR: execute essa ação caso não identifique que esse paciente foi operado por você. O paciente irá receber um e-mail com essa informação.

PENDENTE: se caso já se passaram alguns dias que esse paciente vinculou você como seu cirurgião, e você ainda não conseguiu validar o cadastro, clique em pendente para enviar um e-mail para o paciente avisando que esse processo ainda está em análise.

APROVAR: se você reconhecer esse paciente, você pode alterar o nome da cirurgia que esse paciente realizou, a quantidade de dias de internação. Antes de clicar no botão aprovar você deve confirmar a veracidade dos dados clicando no checkbox ao lado esquerdo do texto: “Eu confirmo a veracidade dos dados declarados pelo paciente sob pena, de acordo com a lei de fraude processual”.

Confira o vídeo do nosso diretor, Caetano Marchesini, sobre as demais funcionalidades do Barilife:

https://www.youtube.com/watch?v=0q31PzgyJ5U

BAIXE O APLICATIVO

Google Play: http://bit.ly/GooglePlayBarilife
Apple Store: http://bit.ly/AppleStoreBarilife

To top