Evento com fontes profissionais e pacientes bariátricos será realizado neste sábado (2), em São Paulo, no formato presencial e também online.
Mais de 1.500 pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica e também os que querem realizar o procedimento estarão reunidos neste sábado (02/08), no Teatro Marte Hall, em São Paulo, para compartilhar experiências e obter informações sobre tratamentos, resultados e direitos dos pacientes bariátricos.
Este será o 2o Encontro Nacional de Pacientes Bariátricos, que terá início às 9h e segue até às 17h30, dividindo em cinco blocos temáticos que contemplam desde as etapas pré-operatórias, a importância dos cuidados no pós-operatório, depoimentos reais até os avanços científicos e legais na área.
De acordo com o presidente da SBCBM, Dr. Juliano Canavarros, este 2o Encontro já demonstra que os pacientes querem trocar experiências e buscar informações junto aos médicos e profissionais que integram a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, de forma segura e efetiva. “A cirurgia é um tratamento potente, seguro e duradouro. Mas precisa ser realizada seguindo todos os critérios, com equipes certificadas pela Sociedade. Outro fator importante é o sucesso de um pós-operatório bem realizado e com acompanhamento. Tenho certeza que estes serão os pacientes que iremos encontrar neste evento”, afirma Canavarros.
A programação do Encontro pode ser acessada pelo site e as inscrições também podem ser feitas para participação presencial e online. O evento online é gratuito e o presencial tem um custo de R$80, sendo que no presencial os pacientes terão acesso a brindes e kit lanche saudável.
Dados sobre cirurgia e obesidade no Brasil
Dados analisados pelo SISVAN, estudo mais completo e abrangente sobre obesidade no país, e que monitorou o estado nutricional de 27.417.074 milhões de pessoas em 2024, concluiu que o número de pessoas com obesidade mórbida ou índice de massa corporal (IMC) grau III, acima de 40 kg/m², atingiu 1.161.831 milhões de pessoas; o número de pessoas com obesidade grau II (IMC entre 35 e 39,9 kg/m²) somou 2.176.071 milhões de pessoas ou 8.67% da população e com obesidade grau I ( IMC entre 30 e 34,9 kg/m²) atingiu 5.348.439, representando 21.31% da população. Estes grupos teriam indicação para a cirurgia bariátrica de acordo com as regras do CFM, conforme as doenças associadas à obesidade.
No entanto, em 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou apenas 11.250 cirurgias bariátricas no Brasil, de acordo com as informações do Datasus. Já pelos planos de saúde, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foram realizadas 47.332 cirurgias. Isto equivale a apenas 0,62%, ou seja, menos de 1% das pessoas com indicação conforme os requisitos de elegibilidade definidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) tiveram acesso à cirurgia.
Segundo a SBCBM, nos últimos cinco anos (até maio de 2025), o Brasil realizou 291.731 mil cirurgias bariátricas, sendo 260.380 por meio de planos de saúde e 31.3511 pelo SUS. Estes números representam apenas 1% dos brasileiros que possuem indicação para a cirurgia.
Novas regras para realizar a cirurgia e acesso
A mobilização em torno do tratamento da obesidade também é um dos focos do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabeleceu a norma nº 2.429/25 com novas regras e parâmetros para a cirurgia bariátrica e metabólica em adultos e adolescentes.
Além do tratamento via SUS, a cirurgia bariátrica é coberta por planos de saúde, desde que o beneficiário atenda aos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A cirurgia bariátrica é uma intervenção eficaz e segura – com índices de complicações menores do que uma cirurgia de vesícula , menos de 1% – para o tratamento da obesidade e suas comorbidades.Os benefícios incluem perda de peso de 20% a 40% de forma sustentada, remissão de doenças associadas e redução da mortalidade.
Serviço : 2o Encontro Nacional de Pacientes Bariátricos
Data: 02 de agosto
Local : Teatro Marte Hall, localizado na Vila Mariana
Horário: das 09h às 17h30
São Paulo