[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Existe restrição alimentar após a cirurgia? No pós-operatório existem fases da dieta para o paciente que fez a cirurgia bariátrica e metabólica. São elas: a dieta líquida, dieta pastosa e a dieta branda – em que se pode comer alimentos cozidos. Nesse período é importante muita mastigação.
A seleção dos alimentos, que deve ser orientada por nutricionista, é extremamente importante pois a quantidade de comida ingerida torna-se menor e por este motivo é importante priorizar os alimentos mais nutritivos, escolhendo fontes de proteínas e ferro.
Após este período, o paciente entra na fase em que poderá se alimentar normalmente. A mudança para uma consistência ideal para uma nutrição satisfatória deve acontecer gradualmente e, geralmente, começa a partir do 1º mês após a cirurgia.
O cuidado com a escolha de alimentos nutritivos deve continuar, já que a quantidade de alimento ingerido é pequena. Com orientação, o paciente precisa identificar quais os alimentos irão trazer mais conforto, satisfação e qualidade nutricional.
O paciente deve lembrar a importância de uma alimentação completa, com carnes, leites e derivados (com baixo teor de gordura), frutas, vegetais e grãos. A evolução nutricional pode variar muito de um paciente para outro, dependendo da tolerância individual. Aqueles que não reaprendem o processo de mastigação podem sentir dor e desconforto, dependendo do alimento utilizado.
Se o paciente continuar com dificuldade na dieta é necessário uma nova avaliação do especialista.
Além disso, é fundamental uma dosagem diária de polivitamínicos e minerais para garantir o aporte nutricional. A forma como esse suplemento será ingerido varia muito de acordo com a época do tratamento. O uso de comprimidos e cápsulas é permitido, em geral, após dois ou três meses da cirurgia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]