Posso iniciar um programa de exercícios físicos antes do procedimento cirúrgico?
Sim. A prática de educação física no pré-cirúrgico, dentre outros benefícios, melhora a aptidão cardiorrespiratória, pode reduzir o risco de complicações cirúrgicas, facilita a cicatrização e melhora a recuperação pós-operatória. Além disso, iniciar o processo de mudança de estilo de vida no pré-operatório é fundamental. Importante a equipe cirúrgica avaliar o seu quadro clínico. Doenças cardiovasculares, osteoartrite, lombalgias e outras, não contra indicam a prática de exercícios físicos, apenas restrigem algumas modalidades.
Quais os benefícios do exercício físico nos indivíduos obesos?
Dentre outros benefícios o exercício:
- Auxilia na redução de peso, preserva a massa magra e auxilia na redução da dor.
- Reduz a pressão arterial e o risco de eventos cardiovasculares, como infarto, AVC, etc…
- Reduz as taxas de colesterol, triglicerídeos, glicose. Aumenta o HDL-colesterol, que é considerado o “bom colesterol”.
- Melhora o condicionamento físico, a mobilidade, a qualidade de vida e o sono.
- Reduz risco de complicações cirúrgicas e de peso pós-cirurgia bariátrica
- Promove uma melhor recuperação pós-operatória.
Devo iniciar com exercícios de alta intensidade para reduzir meu peso?
O programa de exercícios físicos deve iniciar de forma gradativa e respeitando os limites de cada um. Pequenas quantidades de exercícios já promovem benefícios.
Procure se movimentar ao longo do dia. Inicie caminhando de 5 a 10 minutos várias vezes ao dia e respeite a dor no seu corpo. Ao sentir dor faça um pouco menos de exercício, mas não deixe de fazê-los. Aos poucos seu corpo irá se adaptando e sentirá muito prazer ao realizar exercícios.
Orientação com professor de educação física é fundamental!
Se eu não conseguir caminhar muito tempo, como posso fazer?
Você pode caminhar 30 minutos ou 3 vezes de 10 minutos. Ambas as formas serão benéficas para sua saúde. Transformar o seu dia a dia mais ativo é fundamental! Procure descer um ponto antes do ônibus ou não estacionar seu carro muito próximo ao local onde deseja ir, transforme o seu lazer em momentos ativos e felizes, envolva as pessoas do seu convívio neste seu novo estilo de vida.
Que tipo de exercício eu devo fazer antes e após a minha cirurgia?
O programa de exercícios deve ser abrangente, incluir atividades que melhorem a função cardiorrespiratória, a resistência física, a flexibilidade e a função neuromotora. Sentir prazer ao realizar exercícios fará com que consiga levar adiante a nova proposta de vida. Encontre uma forma de fazê-los. Os centros de saúde oferecem diferentes formas para se exercitar: hidroginástica, natação, musculação, treinamento funcional, caminhadas, ginástica, etc.
O importante é a orientação adequada que leve em consideração a sua idade, peso, condição física e seu gosto pessoal. Por isso, a orientação de um professor de educação física qualificado e que tenha conhecimento para orientar pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica é importante.
Devo fazer alongamentos?
Sim. Alongamentos melhoram a mobilidade e auxiliam na redução da dor.
Como posso encontrar grupos para realizar exercícios físicos próximos a minha casa?
Existem inúmeras maneiras de se praticar exercícios físicos, verifique junto ao posto de saúde (UBS) da sua região, parques, praças, clubes, pequenos estúdios de treinamento funcional e pilates ou contrate um personal trainer para atendê-lo na sua residência ou em outros centros esportivos. Pergunte a sua equipe e peça auxílio na indicação de profissionais de educação física para melhor orientá-lo. Os exercícios também podem ser realizados ao ar livre. Não sinta vergonha por estar se exercitando. Fazer exercícios físicos é bom e saudável para qualquer pessoa.
Quanto tempo após a cirurgia bariátrica é recomendada a prática exercícios físicos?
O tempo será avaliado pelo seu médico, que levará em consideração o procedimento cirúrgico. As cirurgias realizadas por videolaparoscopia favorecem o paciente para o retorno a atividade física. As cirurgias “abertas” demoram um pouco mais para o retorno, mas exercícios como a caminhada podem ser realizados, de uma forma geral, ainda no primeiro mês neste tipo de procedimento. Por isso, também, a importância da prática de exercícios físicos no pré-operatório. Isso fará com que o retorno às atividades seja mais rápido.
Ouvi dizer que além da gordura, a cirurgia faz perder massa muscular também. É possível evitar? O que devo fazer?
A cirurgia promove uma grande redução de gordura, mas também considerável perda de massa muscular. O músculo é fundamental para a boa postura, para o aumento da taxa metabólica basal e está envolvido em vários processos importantes para a saúde, tais como o sistema imunológico. Além disso, a prática de exercícios físicos no pós-operatório está associada a uma menor chance de aumento de peso e numa melhora da composição corporal (massa muscular x gordura). Atividades físicas que envolvem treinamento de força são importantes, tais como a musculação, os treinamentos funcionais, dentre outros.
Posso voltar a praticar meu esporte favorito?
Deve-se analisar caso a caso: quem é o indivíduo e qual é o esporte? Alguns cuidados precisam ser observados: o peso deve ser adequado a modalidade esportiva, a massa muscular deve ter sido recuperada e estar com sistema cardiorrespiratório apto. Além disso, é necessário avaliar se existem lesões que comprometam a prática deste esporte.
Por quanto tempo devo praticar atividades físicas?
Para sempre. O corpo humano foi feito para o movimento. Mecanismos fundamentais a nossa existência são ativados quando realizamos atividades físicas. Movimente-se ao longo do dia com atividades de trabalho, deslocamento ou lazer. Procure subir escadas, passear, com seu animal de estimação, arrume a casa, use a caminhada para seus deslocamentos diários e procure orientação para que possa fazer um exercício de forma sistemática para que melhore cada vez mais a sua condição física.