[vc_row el_class=”content_continuos”][vc_column][vc_custom_heading text=”Resumo da Comissão de Educação Continuada” font_container=”tag:h3|text_align:left|color:%232b5889″ use_theme_fonts=”yes” el_class=”content_continuos_title”][vc_separator border_width=”4″ el_class=”content_continuos_border”][vc_column_text el_class=”content_continuos_desc”]Desenvolver as estratégias de capacitação e atualização técnica e científica.
Trabalhar de forma integrada com a Comissão de Cursos e Eventos e Comissão Científica Permanente na estruturação de um calendário de eventos científicos regulares, definindo seu conteúdo e formato.
Revisão, atualização e criação de novos consensos e rotinas da SBCBM.
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Criar e implementar estratégia de incentivo para publicações de nossos sócios na revista.
Manter sintonia com a diretoria executiva da SBCBM e seu Departamento Societário nas discussões sobre sua participação na revista e as relações comerciais envolvidas.
Trabalhar de forma integrada com o Departamento Societário no desenvolvimento de conteúdo científico para o Boletim da SBCBM.
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Criar e administrar banco de dados nacional em cirurgia bariátrica e metabólica. Implementar estratégias de integração da SBCBM com universidades e centros de pesquisa.
Buscar fomento para desenvolvimento de pesquisas junto a órgãos públicos e privados e coordenar sua execução e destinação.
Trabalhar em sintonia com as comissões de educação continuada e de congressos e eventos no planejamento do conteúdo científico do congresso brasileiro anual e demais eventos regionais.
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Assessorar as demais comissões nas questões específicas da endoscopia bariátrica em suas estratégias de trabalho.
Desenvolver, em sintonia com o Departamento Societário, estratégia de integração com as demais sociedades relacionadas com a área, particularmente com a SOBED procurando certificar de forma conjunta com esta entidade os membros da SBCBM.
Acompanhar, analisar e estimular o estudo para os novos procedimentos endoscópicos terapêuticos primários para obesidade e síndrome metabólica.
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Desenvolver um trabalho para tentar resgatar e valorizar a remuneração da CB é de vital importância e representará um legado de valor imensurável para todos nós. Trabalharemos firmemente nesse sentido. Buscaremos detalhar a realidade de cada região, destrinchando as relações com as fontes pagadoras, cooperativas e hospitais. Aprenderemos com os bons exemplos e buscaremos as soluções para cada região. Após o diagnóstico das regiões prioritárias, promoveremos encontros com os capítulos no formato de “força tarefa” através de micro simpósios in loco com a presença de todos.
A comissão agirá como mediadora de conflitos e catalisadora de acordos para fortalecer a unidade médica e buscar negociações efetivas. A SBCBM, apoiada pelo respectivo capítulo e seus parceiros locais, arcará com os custos da comissão e com o aluguel de salas de reunião e hotéis. A partir de relatórios fornecidos pelos presidentes de cada capítulo elegeremos as prioridades de ação e a sequência de estados que trabalharemos. Os locais com maior chance de sucesso serão os primeiros. Poderemos agrupar mais de um estado de uma mesma região no mesmo momento para otimizar tempo e custos. Os simpósios ocorrerão trimestralmente a partir de março de 2017.
O segundo foco dessa comissão está na área jurídica, ao lado de um escritório de advocacia contratado pela SBCBM para prestar assessoria jurídica ao associado.
O Objetivo é atuar na prevenção, no aconselhamento e na solução de conflitos. Solicitaremos pareceres jurídicos com as principais demandas do cirurgião e as divulgaremos como um aconselhamento ao associado. Essa atuação poderá partir de um escritório único para todo o país ou de soluções locais. Elaboraremos modelos de consentimento informado para cada técnica cirúrgica, incluindo modelos específicos para cirurgia metabólica, cirurgia no adolescente, estudar as novas técnicas cirúrgicas do ponto de vista legal entre outras. Buscaremos uma seguradora especializada em Responsabilidade Civil para oferecer um plano adaptado ao nosso perfil, dirigido especificamente ao membro da sociedade.
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Esse modelo poderá ser customizado para cada clínica através da adição de suas respectivas marcas aos documentos que serão entregues em formato eletrônico, em PDF, os quais serão impressos pelo próprio serviço. Será cobrado um valor pré-estipulado pela SBCBM do respectivo membro que solicitar o material personalizado.
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Os membros da comissão após a análise dos casos farão relatórios apontando os principais pontos que deveriam ser melhorados para evitar futuros problemas e/ou orientar e aconselhar o cirurgião nos casos específicos. Todos as ações dessa comissão deverão estar absolutamente resguardadas e protegidas por pactos de confidencialidade e sigilo. Os consultores serão remunerados por diária e terão as despesas de passagem e hospedagem igualmente cobertas.
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Em seguida deveremos elaborar uma cartilha com os passos, com dicas e orientações para se montar um serviço credenciado do SUS, otimizar a cobrança dos honorários e dos repasses daqueles serviços que já funcionam. A ideia é ampliarmos a rede do SUS, mostrarmos à sociedade toda nossa preocupação com o atendimento da população carente, melhorar a visibilidade, garantir acesso a todos que precisem, fazer jus ao trabalho institucional que enquanto sociedade cientifica podemos realizar.
Promoveremos cursos ao vivo e on line com os diretores e os operadores administrativos dos serviços bem como para todos os interessados.
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O Departamento Societário tem como objetivo cuidar administrativamente da SBCBM:
Melhorar e gerenciar os processos.
Organizar as informações, banco de dados, dados estatísticos.
Cuidar da imagem, da mensagem que queremos dar ao público interno e externo.
Organizar nossas legislações, nosso processo eleitoral.
Cuidar do relacionamento intersocial interno e internacional.
Organizar e ordenar as rotinas e atribuições dos nossos colaboradores.
Estabelecer relacionamentos com as empresas pagadoras.
Criar políticas para as cirurgias bariátricas e para os novos cirurgiões.
Aconselhar e dar apoio logístico ao Presidente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”content_continuos”][vc_column][vc_custom_heading text=”Especialidades Associadas (COESAS)” font_container=”tag:h3|text_align:left|color:%232b5889″ use_theme_fonts=”yes” el_class=”content_continuos_title”][vc_separator border_width=”4″ el_class=”content_continuos_border”][vc_column_text el_class=”content_continuos_desc”]Desde o início da SBCBM a COESAS teve um papel de destaque na nossa Sociedade. Com o crescimento do número de participantes existe agora a necessidade de desmembrar a COESAS por especialidades e não mais agrupar em um único grupo sem identidade.
Tal ação administrativa tem a intenção de melhorar e aprofundar as discussões de cada membro COESAS.
A partir de 2017 a COESAS será reorganizada em NÚCLEOS por especialidades, sempre com o objetivo de aumentar o número de participantes e focar mais nos interesses de cada núcleo, sendo assim teremos:
Comitê de Saúde Mental. (Psicologia e Psiquiatria).
Comitê de Saúde Alimentar. (Nutrologia e Nutricionistas).
Comitê de Saúde Física e Reabilitação. (Fisioterapeutas e Professores de Educação Física).
Comitê de Saúde Clínica e Assistencial. (Endocrinologistas, Clínica Médica, Terapia Intensiva,Cardiologistas e etc.).
Conselho de especialistas
Cada Núcleo COESAS terá um Presidente, Vice-Presidente e um Conselheiro, todos Membros da COESAS da SBCBM e que terão a responsabilidade de gerenciar e organizar o seu Núcleo.
** A indicação do núcleo e de seus componentes é Ad referendum do Presidente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”content_continuos”][vc_column][vc_custom_heading text=”Resumo da Comissão de Relações Inter Societárias” font_container=”tag:h3|text_align:left|color:%232b5889″ use_theme_fonts=”yes” el_class=”content_continuos_title”][vc_separator border_width=”4″ el_class=”content_continuos_border”][vc_column_text el_class=”content_continuos_desc”]Essa Comissão tem por objetivo ampliar o contato Inter societário, estimular a produção e o contato científico em comum, promovendo encontros, eventos, discussões, grupos de pesquisa, bem como co-participar em eventos científicos promovidos na intenção de divulgar a cirurgia bariátrica.
Sociedades Representadas – SBAD, SBEM, ABESO, CBC (cardiologia), SBOT, CBC e CBCD e SOBRACIL.
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Marketing interno
É observável que Sociedades que praticam o marketing interno tendem ao sucesso por meio da capacitação, motivação e informação dos membros, pois isso faz com que ele se sinta valorizado e fortalece os laços internos, que acabam refletindo na relação com o membro. É muito importante, independente do porte da Sociedade que funcionários, colaboradores e membros estejam motivados e que acreditam no potencial e importância da Sociedade para que “vendam” no mercado uma imagem de excelência, confiabilidade e profissionalismo da organização em que participam.
Criar confiança
Ser sincero, criar um clima de confiança entre os colaboradores, funcionários e quem mais estiver dentro da Sociedade é essencial dentro do marketing interno.
Treinamento e capacitação dos funcionários
Oferecer treinamento aos funcionários, ter funcionários motivados e capacitados é uma estratégia de marketing interno, pois faz com que os funcionários se sintam valorizados e, inconscientemente, motiva-os a passar uma imagem positiva da Sociedade.
Comunicação interna
Criar um ambiente onde é possível ouvir e falar com o Membro ou usuário, conhecer suas ideias, opiniões, críticas e elogios a administração, auxilia muito no crescimento da Sociedade e na estratégia de marketing da mesma.
Suporte
Criar um canal de informações técnicas de desenvolvimento e de comunicação técnica com o Membro, atualizando-o tecnicamente e mantendo-o up to date com os avanços da cirurgia bariátrica.
Marketing externo
O marketing externo é o mais tradicional e já é realizado pela Sociedade para o paciente. Precisamos apenas aprimora-lo. É aqui que entram diferentes ferramentas de divulgação, como: publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, etc. O objetivo e de promover e divulgar a cirurgia bariátrica e metabólica, esclarecendo sobre as vantagens de realizar o tratamento cirúrgico. As Mídias sociais devem fazer parte de um plano estratégico de marketing. Para implantar isso, é necessário um conhecimento profundo de comportamento do consumidor, produto, marca, foco, fidelização, varejo, distribuição – itens fundamentais de marketing que irão determinar como, quando e em quais circunstâncias utilizar. O objetivo aqui e prestar serviço.
Meta de curto prazo
- Refazer o site da SBCBM tornando-o mais clean, revisando as informações, criando mais imagens e com um maior número de informações visuais.
- Transformar o site em um portal informativo acrescido de Serviços interativos para o usuário. Exemplo: realizar pagamentos, interagir com outros sites linkados, entrar em bibliotecas virtuais, fazer downloads de livretos informativos, cartazes e etc. Enviar documentos pessoais, fazer inscrições, votar, apresentar propostas, baixar programas.
- Obter cálculos de dívidas, obter certidões, banco de oportunidades, baixar artigos científicos e etc.
- Criar nosso Banco de Dados e o programa de gerenciamento.
- Criar área de patrocinadores por classificação.
- Criar o BARIBOOK, um tipo de FACEBOOK interno na forma de aplicativo de comunicação interna e que sera usado para importar dados, criar listas e salas de discussão, criar VIDEOTECAS, acessar MEDLINE e outros, banco de fotos, entre outros.
Meta de Médio Prazo
- Criar uma biblioteca virtual da própria SBCBM.
- Ter um banco de dados capaz de formular e propor políticas públicas.
- Criar e ter uma revista científica virtual da SBCBM ou se associar com alguma já existente.
- Realizar EAD (ensino a distância), palestras e simpósios.
- Criar um banco de filmes, aulas e simpósios para serem vendidos, bem como ter outros artigos de arrecadamento como Botons, camisas, gravatas e etc.
- Criar um sistema de classificação de cursos e serviços on line, de modo a facilitar o registro e obter a Classificação com a CHANCELA SBCBM.
- Iniciar o processo de certificação on line.
Meta de Longo Prazo
- Criar uma fundação de auxílio à pesquisa para captar recursos para pesquisa via SBCBM.
- Desenvolvimento de Campanhas populares.
- Loja Virtual para livros, filmes, aulas, gravatas e etc.
- Criar política de participação na aprovação de produtos junto às agências.
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No nosso caso um banco de dados deve seguir duas linhas distintas e possíveis. Primeiro fazer parte do banco de dados que está ligado a IFSO. A segunda consiste em criar um banco de dados próprio, independente, que pode alimentar ou não o banco de dados IFSO. Obviamente que o objetivo da IFSO e o mesmo que o nosso, ter a informação. A Dendrite iniciou suas atividades em 1993 na UK e hoje desenvolve sistemas para a IFSO, Brasil Índia e Turquia, não encontrei registro de que prestam serviços para UK. Portanto a discussão consiste na criação ou não de um banco de dados próprio, nos custos de ter ou não a DENDRITE, de criar algo mais especifico para o Brasil, de alimentar corretamente e de ensinar aos demais como fazer.
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Propor um processo eleitoral mais simplificado.
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Os jovens selecionados passarão por cursos de qualificação e receberão o apoio de equipes que os acompanharão junto de seus serviços, orientando-os e qualificando-os da melhor maneira possível. Para garantir a excelência do serviço prestado disponibilizaremos amplo material didático, acesso a pesquisas e banco de dados, contato direto com profissionais mais experientes, cursos continuados de formação dados pela própria sociedade, oportunidade de treinamento prático, bem como capacitação científica.
Integrantes:
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No que respeita à criação da Comissão de Admissão, espera-se que ela se realize em simultâneo com o início desta administração, momento em que já deveremos ter aprovado um novo estatuto e regimento, com mudança nas regras para essa admissão, outrossim ela estará impossibilitada de atuar eficazmente. Caso não aprovarmos o regulamento de Admissão será necessário aprovar as novas regras mesmo que provisoriamente via decreto provisório do Presidente.
Sendo a Assembleia Geral o único órgão com competência para aprovar o regulamento, teríamos que esperar até à realização de uma próxima sessão, que normalmente acontece durante o Congresso Brasileiro. Sendo assim, julgo ser pertinente propor a aprovação de um Regulamento Provisório de Admissão, cujo tempo de vigência será o necessário para a estruturação da Comissão de Admissão e para o aprofundamento da problemática da atribuição do título de Membro Titular e de suas formas de qualificação, bem como da regulamentação e reconhecimento de Títulos de Área de Atuação ou equivalentes legais, ACREDITAÇÕES (CCBB) e etc.
Integração:
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Vice-presidente – Fabio Viegas
1º Secretário – Antônio Carlos Valezi
2º Secretário – Abdon Murad Jr.
1º Tesoureiro – Alexandre A. Elias
2º Tesoureiro – Galzuinda Reis
Vice-presidente Executivo – Luiz Vicente Berti
Diretor Societário – Fábio Viegas
Diretor Médico – Antônio Carlos Valezi
Diretor Técnico-Científico – Caetano Marchesini[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”content_continuos”][vc_column][vc_custom_heading text=”Departamento Técnico-Científico” font_container=”tag:h3|text_align:left|color:%232b5889″ use_theme_fonts=”yes” el_class=”content_continuos_title”][vc_separator border_width=”4″ el_class=”content_continuos_border”][vc_column_text el_class=”content_continuos_desc”]Diretor – xxxxx
- Gerenciamento e Organização da parte Cientifica do Congresso BrasileiroA maior ação científica e societária em nossa área e de grande responsabilidade para a diretoria da nossa SBCBM que pela sua complexidade e abrangência, será criada uma comissão especialmente destinada para planejá-lo, executar as ações necessárias para que possa atingir o sucesso habitual e que possamos melhorá-lo ainda mais no sentido de atender às necessidades de nossos novos sócios, alinhados com o que há de mais atual e produtivo no sentido científico, social e na oportunidade de negócios para SBCBM com parceiros da área.
- Educação continuadaSem dúvida o maior desafio e foco de trabalho para nosso departamento na nossa gestão. Planejamos uma série de ações no sentido de manter nosso sócio atualizado e com os recursos necessários para a execução segura e eficaz da sua prática bariátrica e metabólica.
- Algumas estratégias a serem implantadas
- Curso à distância de capacitação e atualização com módulos curtos e regulares administrados por experts de nossa SBCBM e outras Sociedades parceiras de áreas afins.
- Disponibilização de um acervo de recursos técnicos e científicos para acesso on line em nosso “site” que será totalmente reformulado comoBases da pesquisa clínica.Biblioteca de artigos selecionados e com foco em diretrizes, “guidelines”, nas principais áreas relacionadas à nossa prática.Videoteca com procedimentos realizados pelos nossos sócios de forma a possibilitar o compartilhamento de uma experiência fantástica que temos no país promovendo a troca de experiências e integração na nossa SBCBM.Informações úteis para tomada de decisões no dia a dia da cirurgia bariátrica e metabólica.I. Desenvolvimento de estratégias para capacitação e atualização com foco em temas fundamentais para o cirurgião bariátrico e metabólico atual como:
II. Diabetes Mellitus para o cirurgião bariátrico
III. Terapia intensiva do paciente obeso.
IV. Nutrição bariátrica.
Metabolismo intermediário.
Cuidados pré e pós-operatórios em cirurgia bariátrica na filosofia “ERAS”.
Endoscopia bariátrica
V. Cirurgia robótica.
VI. Medicina baseada em evidências.
Bases da pesquisa clínica.
Aprimoramento do uso do Grupo Clube BR – SBCBM no aplicativo Telegram para discussão de casos clínicos, compartilhamento de material científico, troca ágil de informações e suporte técnico aos sócios de todo país.
Desenvolvimento de aplicativo próprio da SBCBM com a finalidade de otimizar o uso da internet em dispositivos móveis, “tablets ou celulares”, para o acesso ao acervo técnico da SBCBM e interação com a diretoria e demais sócios com recursos personalizados e adequados às nossas necessidades e estratégias.
Nossa revista oficial – Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva. Trabalharemos em uma estratégia de fortalecimento do nosso órgão oficial de publicações no sentido de nosso sócio seja incentivado para publicar mais em nosso canal oficial da SBCBM. Trata-se de uma revista indexada no PubMed, uma grande conquista, que proporciona visibilidade garantida na literatura internacional para nossas publicações e seus autores.
A SBCBM tem um custo importante na manutenção e impressão do periódico o que nos motiva a caminhar em direção ao acesso virtual, resguardando a impressão sob a demanda dos sócios.
- Cursos e Eventos – Criamos uma comissão especialmente destinada a trabalhar em estratégias de incentivo para realização de cursos e eventos regionais regulares ou eventuais de qualidade. Algumas das principais iniciativas nessa área são:I. Cursos regionais presenciais promovidos pela SBCBM com conteúdo e formato previamente estabelecidos e com agendamento anual a serem realizados em todas as regiões do país com alternância das cidades sedes.
II. Curso de imersão em temas importantes, como nutrição bariátrica, para a prática de nosso associado no formato “ATLS” ou “TNT” com uma equipe de “experts” da SBCBM.
III. Estímulo e apoio logístico, científico e financeiro para eventos promovidos por nossos sócios.
IV. Classificação de chancelamento dos cursos baseado em horas aula e módulo prático ou não.
Consenso – Diretrizes em Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Faremos uma atualização, revisão e criação de novos consensos e rotinas adequando-os às recentes evidências científicas para que possa servir como guia aos nossos associados na sua prática diária, fornecendo respaldo legal, servindo como diretriz também à comunidade científica nacional e internacional para boa prática na área da medicina bariátrica e metabólica.
- Novos ProcedimentosO avanço do conhecimento tem trazido evidências de novos mecanismos importantes nas nossas operações o que nos obriga a rever os modelos tradicionais baseados no binômio restrição e má absorção aprimorando sua eficiência e desenvolvendo alternativas científicas mais adequadas. Nesse sentido, entendemos ser fundamental que a SBCBM atue no sentido de estimular estudos adequados de eficácia e segurança de qualquer novo modelo de procedimentos bariátricos e metabólicos e que trabalhe na validação e certificação junto aos órgãos reguladores da prática médica no nosso país dos que forem considerados adequados. O modelo de estudo será através de entidades de ensino não comprometidas com o autor da nova técnica, que apenas irá participar da formação do protocolo e orientação nos primeiros procedimentos ( o que já irá avaliar reprodutibilidade).
- Informes CientíficosTrabalhando em sintonia com o Departamento Societário, analisaremos o conteúdo científico e faremos as devidas correções e recomendações para veiculação em: Site oficial da SBCBM, Boletim oficial da SBCBM, Mídia leiga.
- Estudos CientíficosCriaremos uma estrutura para capacitação e suporte aos associados no desenvolvimento de pesquisas e coordenação de estudos multicêntricos de temas de impacto na área da cirurgia bariátrica e metabólica. As comissões desse Departamento e suas principais atribuições são:
Resumo da Comissão de Educação Continuada
Desenvolver as estratégias de capacitação e atualização técnica e científica. Trabalhar de forma integrada com a Comissão de Cursos e Eventos e Comissão Científica Permanente na estruturação de um calendário de eventos científicos regulares, definindo seu conteúdo e formato. Revisão, atualização e criação de novos consensos e rotinas da SBCBM.
Integrantes:
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O Departamento Médico (DM) tem como objetivo principal implementar serviços voltados para o dia-adia do associado, trabalhando para incrementar os honorários junto às fontes pagadoras, junto às instituições governamentais e com isso melhorar a eficiência do trabalho diário.
O Departamento Médico (DM) será composto de quatro comissões que se reportarão ao Vice-Presidente Executivo do Departamento, Marcos Leão Vilas Boas e a presidência da SBCBM. Além desses, os Drs. Kaiser e Fábio Viegas que dirigem respectivamente os Departamentos Técnico-científico e Societário, estarão acompanhando todas ações dessas comissões e poderão, a qualquer momento, interagir e demandar questões a este departamento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]