Notícias Imprensa

DSC_0510 (1)O 1o. Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica – que está sendo realizado até este sábado (20), em Búzios, no Rio de Janeiro, já é considerado um marco devido a união entre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (SOBRACIL), do Colégio Brasileiro de Cirurgiões(CGC), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica er Metabólica (SBCBM).

DSC_0541

Segundo Dr. Delta Madureira, presidente do Congresso, as sociedades se uniram e decidiram não realizar outro evento regional, priorizando apenas este, numa forma de união e sucesso do mesmo. “Tivemos reuniões densas durante vários meses para a realização de um Congresso único e prevaleceu o espirito cientifico. A escolha por Búzios foi uma decisão que agradou a todos, por ser um lugar que historicamente este evento ocorre”, disse Madureira.

O presidente da SOBRACIL, Dr. Armando Melani, agradeceu o esforço dos presidentes das regionais que buscaram construir uma sociedade mais forte.   “Eu elogio esta iniciativa das diversas sociedades pela coragem em fazer um congresso único, com troca de informações importantes numa forma de irmandade”, ressalta.

 

Já o presidente da SBCBM, Dr. Caetano Marchesini, disse que o momento requer união e esse deve ser o objetivo, principalmente pelas dificuldades atuais que o país vem passando. “Não se trata apenas de uma crise financeira, mas estamos passando por uma crise moral onde há desesperança”, informa. Dr. Marchesini ressalta que apesar de tudo a união e o trabalho conjunto renderam frutos e há um númerDSC_0558o expressivo de inscritos no Congresso. “Desde que assumi a presidência da SBCBM considero importante  agregarmos realizadores, pessoas que fazem as coisas acontecerem, à despeito de momentos dificeis. Nesse sentido, a SBCBM acredita que precisamos unir nossas ideias e pensamentos, tendo como objetivo principal ensinar e  oferecer aos nossos membros uma sociedade que seja referência internacional”.

DSC_0591

Segundo Dr. Claudio Jamel, presidente do Capitulo RJ da SBCBM, esse projeto começou há dois anos atrás. “Nos unimos para participar desse projeto e contamos com o apoio da Sociedade Nacional para concretizá-lo, numa experiência pioneira da união das sociedades. Também é o primeiro evento internacional de um Capitulo na história da SBCBM com a participação do International Bariatric Club. Nossa presidência foi responsável por esse evento junto com a estrutura advinda da gestão anterior do Dr. Fabio Viegas”, destaca.

Dr. Ricardo Cotta, presidente do Capítulo RJ do CBCD, ficou feliz com a realização do evento e espera que a instituição possa agregar mais e participar dos próximos projetos. “Eu participei de todas as reuniões com discussões densas e conseguimos estar aqui hoje juntos. O CBCD fundou o Capitulo do RJ há menos de um ano e nos reestruturamos. Hoje temos mais de 400 membros e a nossa meta é chegar a mil membros e fortalecer a sociedade nacional”.

O presidente do Capitulo de Minas Gerais da SOBRACIL, Dr. Fernando Augusto Santos, destacou a programação diversificada do Congresso. “Somos participantes deste importante evento que tem a filosofia de congregação e também destaco a discussão sobre a cirurgia robótica, que será debatida aqui, pois também é o nosso projeto futuro”, enfatizou Fernando.

O Dr. Edson Loureiro, presidente do Capítulo ES da SOBRACIL, ressaltou o fato de estarem todos unidos num mesmo caminho. “Isso me deixou animado, pois estamos vivendo uma crise no país e é muito bom presenciar esse momento de total dedicação e desprendimento de todos aqui presentes”.

Segundo Dr. Paulo Roberto, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a realização deste Congresso demonstrou a força e devoção de todos envolvidos no projeto. Ele se disse feliz em participar do evento e incentivou a todos presentes em se unirem novamente para realizar outro evento em conjunto em 2018.

To top