Notícias Noticia-sao-paulo

Evento teve a participação em vídeo de Eleuses Paiva, secretário de saúde do governo estadual de São Paulo

No dia 28 de junho o Capítulo São Paulo promoveu o evento itinerante e científico “Clube Bariátrico”, desta vez na cidade de Presidente Prudente. O evento, que aconteceu na Santa Casa de Misericórdia, movimentou o cenário médico com discussões relevantes sobre a cirurgia bariátrica, incluindo o núcleo do COESAS. O Clube Bariátrico teve o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e o coordenador foi o médico Jefferson Taguti, que comemorou 25 anos de atuação na área bariátrica na região. 

“Foi a primeira vez que realizamos um Clube Bariátrico em Presidente Prudente e a recepção foi excelente. Fomos muito bem recebidos, tivemos a participação de grandes nomes da bariátrica da região e as palestras e debates versaram sobre temas atuais e que necessitam de diálogo”, conta Eduardo Bastos, presidente do Capítulo São Paulo da SBCBM. 

O Clube Bariátrico teve a ilustre participação – online –  do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, doutor Eleuses Paiva. “É importante discutir os avanços da saúde pública e a necessidade da regionalização da saúde, uma vez que São Paulo é extremamente heterogêneo. Dois projetos, a tabela SUS Paulista, para remunerar adequadamente os procedimentos, e o IGM, ou Incentivo à Gestão Municipal, são avanços para o estado de São Paulo”, detalhou o secretário. 

A programação iniciou pela manhã com uma sessão sobre “Sustentabilidade e Remuneração”. Nela, o médico Thiago Siviero falou sobre “Serviço SUS Assistencial: organização e remuneração”; seguido de João Almiro Ferreira ministrando a “Serviço SUS universitário: organização e remuneração”, fechando o primeiro ciclo com Felipe David Mendonça Chaim com “Serviço SUS universitário: referência e contra-referência”.

Ainda durante a manhã, um debate entre as médicas Fabiana França Pelegrini, Débora Witzer Rocha Toezzi e Iara Alves Coelho Sganzella teve a mediação dos doutores Wilson Salgado Junior e Eduardo Bastos. 

A sessão 2 do evento versou sobre “Bariátrica em Xeque: quando a desinformação pesa mais que a ciência”. Falaram sobre o assunto Marta Cristina Lima, com “O papel do médico como influenciador dos pacientes”; Guilherme Amadeu Poleto em “O impacto das redes sociais na tomada de decisão:  expectativa x realidade”; encerrando com Carlos Antônio Gonçalves de Souza Filho com “Sensacionalismo: explorando a insegurança em pacientes”. 

Ainda na sessão 2, a jornalista Ceres Battistelli e o médico Michel da Silva Bispo versaram sobre “Como usar as redes sociais a favor da medicina com ética e responsabilidade”.

Fechando a manhã, um debate com os médicos Dênis Calazans Loma, Felipe Castro de Toledo Taguti e Caroline Martins, com os moderadores Carina Fernandes e Ana Carolina Moreira. 

“Pela primeira vez nós estivemos na cidade de Presidente Prudente. Foi uma chance única de reunir médicos, cirurgiões, coesas, psicólogas, nutricionistas e parceiros de diversas empresas falando sobre diversos assuntos muito em alta hoje quando se fala em cirurgia bariátrica. Deixo aqui também um agradecimento especial à Santa Casa de Misericórdia por todo apoio”, completa Carina Fernandez, vice-presidente do Capítulo São Paulo da SBCBM. 

O próximo Clube Bariátrico já tem data, será a vez da cidade de Jundiaí, em novembro, com coordenação do doutor Guilherme Poleto. 

To top