O Curso ABLS – Advanced Bariatric Life Support – promovido pelo Capítulo Ceará da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), realizado no último final de semana (5/04l) na Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará (Av. Des. Moreira – Meireles, Fortaleza – CE), reuniu mais de 50 participantes, com as vagas esgotadas.
Entre os temas abordados estiveram como surgiu o ABLS e para que serve, anatomia básica das principais cirurgias bariátricas, dor abdominal após a cirurgia bariátrica, como avaliar um paciente bariátrico não sendo um cirurgião bariátrico, aspectos radiológicos e ultrassonográficos no diagnóstico das emergências bariátricas, endoscopia bariátrica de urgência e emergência, alterações nutricionais pós-bariátrica, obstrução intestinal pós-cirurgia bariátrica, entre outros temas.
“O ABLS foi um sucesso. Tivemos a participação de 52 profissionais de três grandes hospitais da região, que tiveram a oportunidade de presenciar excelentes aulas e terão a oportunidade de disseminar o conhecimento obtido entre os seus colegas de profissão”, afirmou o dr Paulo Campelo, presidente do Capítulo do Ceará da SBCBM e organizador do evento.
Entre os convidados para ministrar aulas estiveram o Dr Fábio Almeida (SE) ; Dr Rodrigo Babadopolus (CE), Dr Walter Feitosa (CE), Dr Ernesto Melo (CE); Dr. Álvaro Albano (BA); Dr Ellen Luz (CE); Dr. Ronald Pedrosa (CE), Dr Marcelo Falcão (CE); Dr. Felipe Vento(CE) e Dr Nélio Barreto (CE) e Dra. Lilian Albuquerque (CE).
A SBCBM tem realizado cursos ABLS em todo o Brasil, com o objetivo de capacitar profissionais no atendimento de pacientes bariátricos.