Os primeiros cirurgiões bariátricos da América Latina receberam nesta terça-feira (09), a certificação em cirurgia bariátrica, durante o Congresso da IFSO (Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Transtornos Metabólicos Capítulo América Latina e Caribe), que acontece em Santiago, no Chile, até o próximo dia 12 de setembro.

“Ao todo,  12 cirurgiões  de dez diferentes países passaram pelo processo de certificação que começou  no Brasil e foi expandido para a América Latina”,  explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Juliano Canavarros.

O Programa de Certificação e Acreditação da IFSO-LAC em que a SBCBM atuou diretamente como desenvolvedora passou a ser replicado por entidades latinoamericanas vinculadas à IFSO-LAC. O programa visa o compartilhamento de informações e melhora dos padrões da cirurgia nestes países.

Novas certificações 

Foram certificados  os cirurgiões: Edgardo Serra, da Argentina; Sergio Aparicio, da Bolívia; Rafael Luengas, do Chile; Luis Ernesto López, da Colômbia; Natan Zundel, Colômbia/EUA; Ana Carrasquilla, da Costa Rica; Andrés Astudillo, do Equador; Tatiana Velarde, de El Salvador; Estuardo Behrens, da Guatemala; Dick Manriue, do Peru; Ricardo Domingo, da República Dominicana e Luis Level, da Venezuela.

O objetivo da Certificação e Acreditação é elevar os padrões de qualidade dos serviços; reconhecer profissionais e hospitais qualificados; padronizar condutas que influenciarão positivamente no desfecho clínico, trazendo segurança e efetividade para os pacientes, ao tempo em que dá maior segurança jurídica para o profissional que foi auditado e certificado pela especialidade, podendo, com isso, trazer redução de custos para o sistema de saúde e uma melhor perspectiva de remuneração para aqueles que demonstrem sua efetiva qualidade através da certificação.

O processo de Certificação e Acreditação é realizado pela World Medical Accreditation (WMA), sob coordenação da IFSO, que é responsável pelo armazenamento e análise do banco de dados dos profissionais médicos e hospitais. 

Segundo o coordenador da certificação no Brasil, diretor da SBCBM e secretário executivo da IFSO-Lac, Dr. Luiz Vicente Berti, o programa também irá influenciar positivamente na escolha do paciente e na evolução da medicina que busca em todo o mundo a melhora da performance e resultados com o menor custo.

“Passar pela Acreditação atesta que seus processos, sistemas de qualidade e soluções estão de acordo com os requisitos, ajudando na agilização dos processos, melhorando a qualidade dos cuidados e construindo um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade”, Berti. Segundo ele, o avanço da certificação reforça o compromisso da IFSO LAC em promover atualização científica, integração regional e avanços no cuidado aos pacientes em toda a América Latina.

To top