Notícias

Os descontos são concedidos mediante a apresentação de uma carteirinha digital do paciente bariátrico – que pode ser adquirida com o download do aplicativo Barilife

Muitos estabelecimentos localizados em diferentes estados do Brasil estão oferecendo descontos para pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica, especialmente, no ramo de restaurantes, farmácias, academias e suplementos.

Os descontos são concedidos mediante a apresentação de uma carteirinha digital do paciente bariátrico – que pode ser adquirida com o download do aplicativo Barilife, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Os pacientes operados por cirurgiões associados à SBCBM ganham acesso à Carteirinha Digital do Paciente, um documento que traz informações úteis sobre data do procedimento, tipo de técnica realizada e identificação do cirurgião responsável pelo procedimento.

Ao baixar o aplicativo, o paciente cadastra a data de realização da cirurgia, o hospital , a técnica cirúrgica, peso, idade e o médico que realizou o procedimento. Após esta etapa, o médico – que precisa ser associado à SBCBM – valida a entrada do  seu paciente no aplicativo.

O aplicativo também é destinado para pacientes que buscam informações sobre cirurgia bariátrica e tratamentos da obesidade.

Em menos de dois anos, a carteirinha digital do paciente bariátrico já atingiu a marca de quase 300 mil pacientes e mais de 1586 cirurgiões bariátricos cadastrados.

Diferencial do aplicativo 

Para Antonio Carlos Valezi, presidente da SBCBM, o aplicativo se destaca como um ecossistema tecnológico inovador, promovendo o bem-estar e a integração entre profissionais de saúde envolvidos com a cirurgia bariátrica e seus pacientes.

“O Barilife cria uma conexão com o cirurgião responsável pelo procedimento e a entidade médica, proporcionando suporte contínuo e informações valiosas de fontes seguras que vão desde o pré ao pós-operatório, incluindo descontos em estabelecimentos que integram a rede amiga no aplicativo”, explica. 

Rede Amiga 

Além da carteirinha digital , no aplicativo Barilife os pacientes têm acesso a estabelecimentos que dão descontos para aquisição de produtos voltados ao pré e ao pós-operatório, receitas, técnicas de cirurgia bariátrica, informações dos riscos associados à obesidade, rotinas de pré-operatório, além de apontar os cirurgiões e equipes multidisciplinares próximos através de um sistema de geolocalização.

Entre as empresas que fazem parte da Rede Amiga do aplicativo estão a Belt Nutrition, que possui uma rede de suplementos exclusiva, com mais de 18 produtos para pacientes bariátricos. 

O fundador da marca, Rodrigo Camargo,  explica que por meio do aplicativo Barilife, os pacientes têm acesso a descontos e informações de forma segura. “Os pacientes bariátricos, em sua maioria, precisam de suplementação alimentar. São indicados polivitamínicos, Vitamina D, Vitamina B12, Ferro e whey protein. A dosagem dependerá da individualidade de cada paciente. No entanto, através do aplicativo Barilife é possível comprar com desconto”, afirma Rodrigo Camargo.

DADOS – Segundo os dados do app, as mulheres representam 82,7% dos cadastros realizados, enquanto os homens são apenas 17,3%. Em relação a faixa etária, o maior grupo possui entre 36 e 40 anos (20,5%); seguido por 41 a 45 anos (19,4%); e 31 a 35 anos (17,9%). Nos extremos de idade, os pacientes menores de 18 anos cadastrados representam 0,1%; na faixa entre 18 e 20 anos são 0,5%. Já entre os mais velhos, entre 61 e 65 anos são 1,5%; e acima dos 65 representam 1%.

O maior grupo destes pacientes cadastrados está no estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Sobre as técnicas cirúrgicas realizadas, os dados do aplicativo mostram que o Bypass Gástrico ainda lidera o número de procedimentos realizados. Entre as cirurgias realizadas, a técnica está presenta em 74,1% dos casos; seguida pela Gastrectomia Vertical (Sleeve) com 24,8%. Técnicas cirúrgicas emergentes como a Interposição Ileal, Bipartição Intestinal, OAGB e SADI-S, ou em desuso como a Banda Gástrica Ajustável e o Duodenal Switch, representam juntas 1,1%.

O diretor de Tecnologia e Inovação da SBCBM, Caetano Marchesini, diz que o projeto se tornou, além de um serviço para a população, uma fonte de dados sobre a cirurgia bariátrica no Brasil, promovendo ainda mais segurança  e resultados efetivos aos pacientes que optam pelo procedimento.

“Acreditamos que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na promoção da saúde e na construção de uma comunidade forte e informada. O Barilife não apenas oferece recursos para pacientes em todas as fases, mas também consolida a posição da SBCBM na vanguarda da inovação médica.” 

Para quem já fez a cirurgia bariátrica, o aplicativo apresenta mais funcionalidades. No app, o paciente em pós-operatório tem acesso a dicas, artigos e vídeos exclusivos; recebe notificações sobre ações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), incluindo o programa TV Bariátrica, e o Barilive, transmissão que ocorre nas redes sociais da entidade para esclarecer dúvidas dos usuários.

To top