FOTO | SBCBM
Psicólogos de diversos estados brasileiros se reuniram no terceiro e último dia de evento para o lançamento oficial das diretrizes brasileiras de assistência psicológica em cirurgia bariátrica e metabólica.
O evento realizado na manhã desta sexta-feira (27) foi marcado por uma dinâmica que envolveu todos os profissionais da área. Uma roleta com temas relacionados ao atendimento psicológico pré-operatório foi colocada no telão, e a plateia foi convidada a comentar o que deveria ser feito em cada caso de acordo com a diretriz.
FOTO | SBCBM
Michele Pereira, psicóloga de Brasília, conduziu a dinâmica ao lado do psicólogo Cícero Nunes Menezes. Segundo ela, o lançamento das diretrizes representa um momento de muito crescimento da psicologia enquanto área, mas também de toda a equipe multidisciplinar na cirurgia bariátrica. “É um reconhecimento não só dos próprios psicólogos, mas também dos cirurgiões e de toda a equipe multidisciplinar que reconhece o trabalho. Uma vez que a psicologia também é reconhecida, há o reconhecimento das outras áreas. A gente acredita que essas diretrizes, esse lançamento, inspiram também outras áreas”, afirma.
FOTO | SBCBM
Entre os principais temas que as diretrizes abordam, estão a quantidade de sessões que devem ser realizadas na avaliação pré-cirúrgica, fatores que podem influenciar a adesão ao tratamento, como aliviar a ansiedade e o estresse oriundo do processo cirúrgico, contra indicações psicológicas para a realização da cirurgia bariátrica, entre outros.
A psicóloga Priscilla Gonçalves Bononi comenta a importância das diretrizes no dia a dia da profissão. “Ela nos auxilia muito na nossa prática clínica, nas avaliações, nas orientações com os pacientes. As diretrizes são válidas justamente para a gente conseguir traçar um plano de ação que visa beneficiar o paciente dentro do tratamento. A gente não pode nunca se basear em evidências empíricas ou fora do contexto do tratamento, e as diretrizes vêm realmente para nos possibilitar a construir um olhar mais adequado e oferecer um tratamento mais assertivo para todos os pacientes”, afirma.
FOTO | SBCBM
As novas diretrizes já estão disponíveis no site da SBCBM para download.