As redes sociais se tornaram um importante meio de comunicação entre o médico e o paciente, além de a presença virtual ser essencial já que os pacientes procuram por especialistas em plataformas como Google, Facebook, YouTube e Instagram.
A atuação nestes canais é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e também pelos conselhos de outras áreas da saúde, como da psicologia e nutrição, por exemplo.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr Fábio Viegas, chamou a atenção sobre esse assunto. “Estamos vendo profissionais da saúde fazendo danças nas redes, mostrando estômagos! Muitos profissionais falam mal da cirurgia bariátrica, como se a obesidade fosse legal ou não precisasse de tratamento. Isso influencia a decisão do paciente que quer e precisa de tratamento. A obesidade é uma doença e o uso inadequado das redes sociais deve ser combatido”, alertou.
O presidente da Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica do Conselho Federal de Medicina (CFM), Leonardo Emílio da Silva, alertou para o fato que os profissionais devem estar sempre atentos ao Manuel de Publicidade Médica do CFM. “A resolução CFM 1.874/11 orienta entidades e profissionais no que se refere ao que é e não permitido. É preciso valorizar a relação médico/paciente e colocá-la em prática”, afirmou.
Entre as ações que não são recomendadas em publicidade aos médicos estão oferecer consulta, apresentar fotos de antes e depois, mostrar produtos e equipamentos, divulgar informação sem comprovação científica, dar nome a técnicas.
Cirurgia Bariátrica é Coisa Séria – Durante o XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica a Comissão de Ética da SBCBM lançou a campanha Cirurgia Bariátrica é Coisa Séria. “O objetivo é informar e orientar os associados sobre para o cumprimento da legislação”, resumiu o presidente da Comissão Thomaz Szego.
“Nós médicos precisamos ter muito cuidado porque não podemos de forma nenhuma dar a entender que estamos oferecendo qualquer tipo de orientação médica através dessas redes”, afirmou Luiz Vicente Berti vice-presidente executivo da SBCBM.
Saúde Mental – A programação de saúde mental do XXI Congresso também abordou o tema. Participaram da discussão o cirurgião Bariátrico Tiago Szego; o psiquiatra, Adriano Segal, a psicóloga Loreta Capasi; a nutricionista Mariana Mendelez, a influenciadora digital Thayna Fumero e a jornalista Ceres Batistelli, responsável pela comunicação da SBCBM, falou sobre a divulgação de conteúdos éticos nas mídias sociais. “A tecnologia mudou a vida das pessoas. Mas, como tudo, tem seus prós e contra. A pressão social, o imediatismo, a falta de fiscalização, controle e de cuidado na produção de informação são alguns pontos negativos”, afirmou Ceres. Ela destacou a importância na produção de conteúdo informativo e de qualidade para os pacientes. “Hoje o paciente é ativo. Ele busca a informação e o profissional. Na SBCBM, trabalhamos para oferecer conteúdos éticos e educativos, com informações de qualidade e credibilidade”, afirmou.
O XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica reúne 1,5 mil especialistas em três dias de evento, no Expo Transamérica, em São Paulo.