[vc_row][vc_column][vc_column_text]ESTAMOS DE LUTO
Com o falecimento de Nicola Scopinaro, a família da cirurgia bariátrica e pesarmetabólica perde um dos seus patriarcas.
Inovador, sempre voltado para o embasamento científico, reintroduziu o emprego de método predominantemente mal absortivo no tratamento da obesidade grave e de suas consequências em época de ampla preferência pelos procedimentos restritivos.
A “operação de Scopinaro” continua em uso, mas deu origem a numerosas variantes que compõem o leque de opções técnicas hoje à disposição dos especialistas.
Nicola era dinâmico, apaixonado na defesa de seus pontos de vista, mas extremamente gregário.
Anos antes de se cogitar a criação da IFSO, organizou um simpósio internacional de cirurgia bariátrica na Itália, reunindo os poucos pioneiros de então.
Comparecia a todos os encontros dedicados ao tema, onde quer que houvesse. Em 1995, durante o 9º Simpósio Internacional de Cirurgia da Obesidade, em Estocolmo, ao lado de Mervyn Deitel e George Cowan, liderou a fundação da IFSO e foi seu primeiro presidente.
Com o posterior crescimento da Federação por todo o mundo, criou seu primeiro capítulo regional, o Europeu, e abriu a possibilidade de outros capítulos regionais, como o nosso latino-americano.
Veio muitas vezes ao Brasil, aos nossos eventos, operava conosco e deixa aqui grande número de amigos.
Perdemos esse homem admirável. Mas sua memória permanecerá ligada a complexidade e a grandeza desta nossa área de atuação.
Arthur Garrido, um amigo de Nicola Scopinaro[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]