As nutricionistas Maria José de Biasi Bombini – a Mazé –, de São José do Rio Preto, e Renata Valentini, de Curitiba/São Paulo, foram as convidadas do Barilive desta terça-feira (12), que trouxe ao debate o tema “A cozinha experimental como estratégia de educação alimentar”. O bate-papo, mediado pelo cirurgião bariátrico Tiago Szego, foi acompanhado por cerca de 3 mil pessoas e alcançou mais de 11 mil pessoas no Facebook durante a transmissão ao vivo.
O assunto desta semana foi proposto pelo Núcleo de Saúde Alimentar da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) a partir da experiência com pacientes que se submeteram ao procedimento e dependem da mudança de hábitos e de uma nova cultura alimentar para consolidar os resultados obtidos na cirurgia.
Para Maria José, a cozinha experimental é uma forma prática de demonstrar ao paciente bariátrico como deve ser a alimentação para preservar o máximo possível dos nutrientes da comida. “Você verbaliza no consultório, mas quando vai para a cozinha experimental, é possível mostrar na prática”, comentou.
Maria José falou sobre o papel da “cozinha experimental” ou “oficina bariátrica” – prática para ensinar a manipulação e preparação dos alimentos aos pacientes – e a importância do envolvimento da família, inclusive crianças e cuidadores, nesse assunto.
Fases da dieta
Renata explicou a função da dieta líquida para pacientes recém-operados e os riscos dos produtos industrializados, não apenas para pacientes que se submeteram à cirurgia, mas também para a população em geral.
Segundo Renata, esse tipo de orientação nutricional oferecida ao paciente garante mais segurança no decorrer do pós-operatório. “Esse contato é importante até para que o paciente perceba o que está sendo ingerido. Há pacientes que nunca tiveram contato ou oportunidade de preparar suas próprias refeições. Quando há alguém ensinando, o paciente fica até mais seguro sobre o que vai acontecer depois da cirurgia”, comentou a nutricionista.
As profissionais falaram como funcionam os períodos de dietas líquida e pastosa, logo após a cirurgia, a importância de cada fase da dieta antes e depois do procedimento, abordaram questões envolvendo segurança alimentar na preparação dos alimentos, noção de quantidades de alimentos e como os processos de manipulação e cocção podem alterar as propriedades nutricionais dos alimentos, entre outros assuntos, como dicas para mudar a rotina alimentar para evitar a monotonia da dieta.
Proposta
O Barilive é uma nova proposta da diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e que tem como objetivo informar a população em geral sobre esse tipo de procedimento para resgatar a qualidade de vida de pessoas obesas, além de esclarecer as pessoas que sofrem com as alterações constantes da balança sobre os caminhos, técnicas e orientações para se submeter à cirurgia.
Os bate-papos acontecem todas as terças-feiras, sempre às 20 horas, e são exibidos ao vivo pela página da Sociedade no Facebook. Na próxima semana, dia 19 de setembro, o assunto em debate será “Especialidades coligadas”, em que serão abordadas questões como sexualidade, fertilidade e gestação no período pós-cirúrgico.