A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu, nesta terça-feira (04), via Facebook, o primeiro BARILIVE – novo programa de aperfeiçoamento científico, por meio de palestras e debates virtuais – com o tema “A relação do obeso com a comida”.
A transmissão alcançou 29.484 pessoas e obteve 5,1 mil visualizações completas, sendo que 291 pessoas enviaram perguntas e comentários.
De acordo com o presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, o objetivo do BARILIVE é difundir informações, por meio de transmissão ao vivo, sobre temas relacionados à obesidade, cirurgia bariátrica e doenças associadas.
“O BARILIVE acontecerá todas às terças-feiras e será voltado para pacientes e profissionais que atuam nas equipes multidisciplinares”, informa Marchesini.
1o TRANSMISSÃO – O tema do BARILIVE foi proposto pelo Núcleo de Saúde Mental do Conselho de Especialidades Associadas da SBCBM (COESAS), formado por psicólogos e psiquiatras que atuam juntamente com cirurgiões bariátricos no pré e pós-operatório.
O primeiro BARILIVE – coordenado pelo cirurgião bariátrico Thiago Szego, de São Paulo – contou com a presença da psiquiatra Débora Kinoshita Kussunok e do psicólogo, Pedro Garrido.
Os profissionais abordaram assuntos como a compulsão alimentar, síndromes e transtornos alimentares, o uso de medicamentos para controle da compulsão alimentar e a importância do acompanhamento psicológico ou psiquiátrico no processo pré e pós-cirurgia bariátrica.
“O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas realizadas. No entanto, é preciso deixar claro para os pacientes que a obesidade não tem cura, mas tem tratamento”, declarou o Dr. Thiago Szego.
Para rever ou assistir a transmissão completa do primeiro BARILIVE, basta acessar a página no Facebook da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e clicar no vídeo de hoje.
PRÓXIMA TRANSMISSÃO – O tema da próxima semana – 11 de julho – será “Dieta pré e pós-operatória e a suplementação vitamínica para pacientes bariátricos”.
O espaço será do Núcleo de Saúde Alimentar da SBCBM e contará com a presença de nutricionistas e nutrólogos, além do cirurgião.