A cirurgia bariátrica é um tratamento cirúrgico capaz de devolver a saúde e a qualidade de vida para muitas pessoas que sofrem de obesidade e não conseguem reduzir o peso por meios clínicos, como prática regular de exercícios físicos, dietas ou medicamentos.
Passar por um procedimento cirúrgico e emagrecer muitos quilos rapidamente pode parecer mágica, mas não é.
Pacientes e candidatos ao tratamento cirúrgico da obesidade que desejam ter sucesso e resgatar sua saúde devem trilhar um caminho muito exigente e, algumas vezes, frustrante. Portanto, quem acredita na “mágica do emagrecimento” pode não ser um bom candidato a uma cirurgia bariátrica.
É comum encontrar pessoas que simplesmente acreditam que o procedimento irá resolver todos os seus problemas de saúde, sem efeitos colaterais ou comprometimento. Isto é um perigo: pacientes que se submetem a cirurgias bariátricas devem saber, com clareza, o que envolve ser um “bariátrico”.
A primeira atitude que um candidato ao procedimento deve ter é uma conversa muito sincera consigo mesmo. Contar com o auxílio de um psicólogo para isso é fundamental, mas nada impede de fazer um exercício, respondendo as perguntas abaixo:
1- Já pesquisei o suficiente para estar bem informado sobre os prós, contras e riscos envolvidos no tratamento cirúrgico da obesidade?
2- Estou preparado para adotar um novo estilo de vida, adequando meus hábitos e pensamentos ao meu novo organismo?
3- Terei comprometimento e motivação para praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável e fazer seguimento médico pelo resto da vida?
A partir deste ponto o candidato deve começar a procurar auxílio médico e de especialistas associados ao tratamento, como psicólogos, nutricionistas e educadores físicos, para dar os primeiros passos.
O comportamento típico de uma pessoa despreparada para passar por uma cirurgia bariátrica é a frustração por não perder mais peso ou então por reganhar peso. Mas isto é assunto para o próximo texto!